6 dicas para não deixar o inglês ‘enferrujar’

Incluir o idioma em atividades corriqueiras contribui para exercitar o aprendizado
inFlux English School
6 dicas para não deixar o inglês ‘enferrujar’

É comum escutar a queixa de algumas pessoas sobre o esquecimento de expressões em inglês após concluir o curso de idiomas. Isso acontece porque durante o período das aulas os alunos têm a oportunidade de praticar a conversação com outros colegas, além de participar de várias atividades promovidas pela escola com mais frequência. No entanto, caso a pessoa não utilize a língua estrangeira no trabalho ou no dia a dia depois de formado, pode, sim, acabar “enferrujando” no momento de conversar ou de escrever.

“O esquecimento acontece quando o ex-aluno deixa de praticar o que aprendeu, mas é importante que o aluno identifique ainda durante o curso sites, filmes e outras maneiras de inserir a língua no cotidiano. É essa vivência que precisa ser apreendida durante o curso, pois assim, quando se formar, o aluno já terá criado o hábito de utilizar o inglês”, explica Ricardo Leal, presidente e idealizador do método de ensino da inFlux English School.

Para não deixar o inglês ‘enferrujar’, Leal compartilha seis dicas que podem auxiliar (e muito) os ex-estudantes:

• Salve as músicas em inglês de sua preferência e as ouça durante o trajeto de casa para o trabalho. Com base nesta lista, se houver dúvida, você poderá buscar mais informações na internet sobre pronúncia ou vocabulário;
  • Assista filmes em inglês sem o recurso da legenda. Essa é uma prática que pode ser realizada tanto individualmente quanto acompanhado de uma turma de amigos com o mesmo interesse;
  • Escolha livros e revistas em inglês e faça a leitura durante algumas horas do dia, isso ajudará a manter sua leitura ‘afiada’ e permitirá contato com palavras e expressões diferentes;
  • Organize encontros entre colegas que frequentaram o curso de idiomas com o propósito de colocar as novidades em dia falando em inglês;
  • Escreva mais vezes durante o dia no segundo idioma, pode ser com outras pessoas que talvez façam parte do seu círculo de amizades nas redes sociais ou salas de bate-papo, por exemplo;
  • Por fim, escolha um período do dia para que você possa fazer buscas na internet em inglês sobre assuntos do seu interesse.