Ainda é possível realizar o planejamento das PME’s para 2013?

Consultor elenca 4 dicas para os empreendedores que deixaram planejamento para a última hora
Fran Systems
Ainda é possível realizar o planejamento das PME’s para 2013?

Alguns empreendedores ainda não realizaram um processo que é fundamental para o sucesso da empresa: o planejamento para o ano de 2013.

Para os empresários que deixaram para a última hora a resolução desta questão, Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias, com quase 30 anos de experiência na área empreendedora, elenca quatro importantes dicas que podem fazer a diferença:

• Onde estamos neste exato momento: antes de planejar as ações do ano de 2013, é vital que os empreendedores reflitam sobre qual a real situação de seus negócios. Em que patamar a empresa se encontra hoje (qual o porte da empresa, perfil de clientes, estruturas etc.);
  • Daqui a 12 meses, onde você quer estar: imaginando que eventuais crises e melhorias do mercado interno possam surgir, aonde sua empresa quer chegar daqui a um ano (abrir filiais, ter um e-commerce, ampliar atuação);
  • Defina metas: se preciso, busque auxilio externo para seguir o cronograma. Lembre-se que atrasar uma meta não significa que seu plano deve ser abortado. Imprevistos acontecem, sendo assim, esteja preparado para eles, e, se possível, atente-se a isto na hora de elaborar o planejamento;
  • Prioridades, elenque-as: nem tudo pode ser prioridade em um planejamento. Decida o que é mais estratégico para o negócio. Nem sempre as ações que potencializarão o faturamento devem ser prioridade. Não se esqueça que aumentar o faturamento (e, consequentemente, o trabalho) não adianta nada se a qualidade de seu produto / serviço for afetada. Isso pode significar a perda de clientes e reputação no mercado.