Antes restrita a grandes organizações, intermediação de negócios atrai também PME

Com a dificuldade de abrir uma franquia (devido a limitação de território) ou pequena e média empresa, muitos empresários optam por comprar uma empresa em andamento
Sunbelt Business Brokers

A intermediação de negócios, comum em países da América do Norte e Europa, começa a ganhar forças no Brasil, e, o serviço que antes era exclusivo às grandes organizações de diferentes segmentos, hoje atrai pequenas e médias empresas de diversos nichos da economia, que enxergam nesta modalidade uma oportunidade para diminuir seus riscos na hora de empreender.

Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers, maior empresa de corretagem de negócios do mundo, que conta com mais de 260 franquias espalhadas em mais de 30 países e que tem realizado aproximadamente 5 mil negócios por ano, afirma que “com a garantia de realizar uma negociação com procedência, é mais fácil para o empreendedor de pequeno ou médio porte, seja ele lojista, comerciante ou até mesmo executivo, encontrar o investimento que se encaixe ao seu perfil. Seja adquirindo um negócio já existente ou ‘começando do zero’”.

Esta modalidade de serviço (intermediação de negócios) ganhou reputação após grandes organizações se juntarem para enfrentar crises de mercado unindo suas operações. “A intermediação consegue diminuir drasticamente as chances de insucesso do negócio, já que o profissional que possui alto conhecimento em finanças, negociação, análise e estratégia de mercado, poderá orientar o empresário da forma correta, evitando as ciladas de determinados setores”, admite Gigliotti.

Em muitos países do Primeiro mundo a intermediação faz parte da cultura dos empresários, que só adquirem ou repassam uma empresa quando possuem algum profissional ou instituição idônea e especializada realizando o serviço. Sendo assim, se sentem seguros para efetuar o negócio e evitar eventuais riscos que podem ocorrer antes da assinatura do contrato.

Gigliotti explica ainda que “abrir um novo negócio no Brasil, por exemplo, traz um risco muito alto, já que a taxa de empresas que fracassam nos cinco primeiros anos de atuação gira entre 60%. Já no caso das franquias, a taxa de insucesso nos primeiros cinco anos se reduz e fica na média de 20% para o mesmo período. No entanto, esses números se reduzem drasticamente quando uma empresa financeiramente saudável é comprada dentro dos procedimentos da Sunbelt, estimando-se que apenas 2% das empresas não alcançam êxito após cinco anos da aquisição”.

Saiba mais: Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil. A Sunbelt é a maior franquia de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades espalhadas em mais de 30 países. A marca foi lançada no Brasil em setembro de 2010. www.sunbeltbrasil.com.br