Assessoria de Imprensa

Aos 20, 30 ou depois dos 40 anos...quais os fatores positivos e negativos para empreender?


No Brasil, segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), 27 milhões de pessoas possuem ou estão envolvidas na criação de um negócio
Cliente: 
Fran Systems
Aos 20, 30 ou depois dos 40 anos...quais os fatores positivos e negativos para empreender?

Alguns preferem sair da universidade e empreenderem. Outros, por sua vez, optam por estar estabilizados no mercado que atuam para, só depois, se aventurarem no setor. Mesmo sem existir regras e cartilhas, empreender é algo que ocorre naturalmente na vida dos profissionais, de acordo com o perfil profissional.

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios e franquias, e know-how de quase 30 anos na área empreendedora, explica quais os pontos positivos e negativos de cada faixa etária na hora de executar os planos e sonhos de ser empreendedor.

Dos 20 aos 30: a hora da empolgação e da energia

Fatores positivos: jovens empreendedores possuem muita energia –impulsionados também pela conclusão da universidade. Outro fator é que caso a tentativa de ter o próprio negócio não dê certo, o tempo para o profissional se recolocar no mercado é maior. Além disso, não comprometidos com dívidas familiares, os jovens estão dispostos a correr mais riscos.

Fatores negativos: a falta de experiência em projetos anteriores pode acentuar os riscos de insucesso do negócio. O entusiasmo exagerado também pode prejudicar o empreendedor, que, na hora da empolgação, acaba por não avaliar corretamente o cenário.

Dos 30 aos 40: momento mais cauteloso

Fatores positivos: nesta faixa etária, o profissional tende a ser mais cauteloso. Traz, muitas vezes, com o espírito empreendedor, uma reserva financeira que permitirá arriscar e entrar em mercados que já possui vivência e conhecimento.

Fatores negativos: muitos optam por constituir família nesta etapa da vida. Filhos, casamento, possíveis separações, viagens, entre outros fatores, podem prejudicar o foco do empreendedor.

Após os 40 anos: com a maturidade, a experiência

Fatores positivos: a experiência que a idade proporciona torna o empreendedor mais seguro de seus passos. Outra importante questão que pesa a favor é que, na maioria das vezes, o profissional já conhece a fundo o mercado que irá entrar (ou continuar, mas desta vez, como proprietário do negócio).

Fatores negativos: um erro ou planejamento mal elaborado pode representar um grande risco, caso o profissional não esteja estabilizado financeiramente. Voltar ao mercado de trabalho, se a tentativa não obtiver êxito, também pode ser uma difícil missão.

 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!