Atrás de uma grande empresa, há sempre uma PME

Como o trabalho “invisível” das pequenas e médias empresas reflete no bom desempenho de grandes companhias
P3 Image
Atrás de uma grande empresa, há sempre uma PME

As empresas de micro e pequeno porte representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB), figurando, há tempos, como propulsores do crescimento econômico do País, ao gerar empregos e contribuir para a melhora da renda do trabalhador brasileiro. O desenvolvimento sólido desta classe empresarial também reflete no desempenho de grandes companhias, que buscam nos serviços oferecidos pelas PMEs a otimização de processos e, consequentemente, uma aliada para seus planos de expansão.

Tomando a indústria automobilística como exemplo, um recente levantamento feito pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) indicou que o volume de produção do primeiro semestre foi superior ao de licenciamentos, o que não ocorria desde 2010. Saíram das linhas de montagem cerca de 60 mil veículos e o número total produzido foi de 1 milhão 857 mil, dos quais 1 milhão 799 foram emplacados. Os dois resultados são recorde para o período.

Neste cenário promissor, podemos destacar um serviço invisível “a olho nu”: o EDI, tecnologia do inglês Electronic Data Interchange, que faz a comunicação entre os fornecedores e a indústria, respeitando as particularidades de cada fabricante, como a logística e os prazos. Para a Sawluz Informática, empresa especializada no transporte, análise e armazenamento da informação com mais de 20 anos de atuação no mercado, o que a posiciona como líder na prestação deste serviço, seja para o setor automotivo ou agromáquinas, é mais que a eficiência tecnológica, é entender a influência de outros setores no negócio de seus clientes.

“Recentemente,  o Brasil se viu diante de um movimento denominado Manifestação do Destinatário, que versa sobre as novas regras no sistema de Nota Fiscal Eletrônica. O fato de estarmos atentos aos eventos e nos anteciparmos em um projeto piloto junto a parceiros permitiu que tivéssemos uma solução, também integrada ao EDI, que executa preenchimento fiscal automático de todos os produtos pertencentes à cadeia logística, requerido pelos órgãos reguladores, ferramenta que facilita os processos burocráticos”, conta Adoniram Silva, diretor da empresa.

A burocracia do País é outro fator que faz das PMEs grandes aliadas das empresas de grande porte. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD) revelam que arquivos tipicamente ativos crescem na proporção de 25% ao ano. Mesmo com a ascensão tecnológica, existem formulários em todos os segmentos, materiais que figuram como documentos e que tem diferentes prazos de gestão. Para se ter uma dimensão, grandes organizações perdem até 5% dos documentos,  um  a cada 12 segundos no Brasil. Vale ressaltar ainda: 2/3 destas informações são obsoletas e poderiam ser removidas de onde estão e, no âmbito sustentável, 37% das fotocópias impressas são desnecessárias.

Entidades financeiras, faculdades, recursos humanos e outras áreas contam com o apoio de companhias como a P3 Image, que atua há mais de dez anos na área de BPO (Business Process Outsourcing) para gestão de documentos.  “A troca de documentos e registros impacta diretamente os negócios e a inclusão de um gestor para todo este processo resulta em redução de tempo, mais economia, segurança jurídica e, consequentemente, melhor desempenho das empresas de qualquer porte e segmento”, explica Paulo Carneiro, presidente da P3, que lançou um portal pioneiro no segmento, disponibilizando a gestão estratégica das informações online, o Portal All Store.