Autoinstrução é a maior aliada da evolução individual

O autodidatismo pode ajudar nas habilidades de um aprendizado avançado além da organização pessoal e profissional de cada um
Kumon
Autoinstrução é a maior aliada da evolução individual

Muitos estudiosos dizem que o indivíduo primitivo começou a evoluir a partir do conhecimento adquirido para garantir sua sobrevivência. A curiosidade e a necessidade foram cruciais para o homem conquistar descobertas por meio de hipóteses, teorias, experiências e diversas outras formas de conhecimento. No entanto, ainda que muita coisa já tenha sido feita, o crescimento individual não deixa de ser essencial para uma sociedade saudável.

O aprendizado de novas culturas e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia são provas da capacidade do progresso da mente humana. Em uma época que mudanças acontecem a todo tempo e todos têm acesso rápido a informações, o conceito de aprender ganha cada vez mais força para quem deseja se destacar nas áreas pessoal e profissional. Para Any B. Queiroz Teixeira, do setor de Desenvolvimento do Material Didático de Língua Pátria do Kumon, “experiências como o autodidatismo, além de ajudar a manter o cérebro ativo e estimular a busca pelo autoaprimoramento, são importantíssimas para quem busca exercitar e desenvolver um raciocínio mais ágil, melhorando seu desempenho individual”.

O indivíduo autodidata busca o conhecimento sem ajuda de um professor e, assim, consegue superar suas dificuldades e começar a assimilar conteúdos de forma rápida, garantindo mais segurança e organização em outras áreas de sua vida também. O método Kumon foi criado em 1958 no Japão e busca formar indivíduos responsáveis e capazes de estudar conteúdos novos com base no autodidatismo, desenvolvendo suas habilidades de concentração e aprendizado ao máximo.

Ao descobrir seu verdadeiro potencial e expandir seus limites, uma pessoa passa a entender melhor suas necessidades e o universo em que vive, por exemplo. “No Kumon buscamos estimular capacidades e habilidades em nossos alunos para que possam contribuir melhor com a comunidade global, ajudando em sua constante evolução, porque desenvolvem estratégias de estudo para a vida toda em diferentes áreas, como cálculo, leitura e interpretação”, explica Any.