O que avaliar na hora de vender a empresa?

Master franqueado da rede de franquias líder do segmento elenca as principais questões que precisam ser observadas antes de fechar negócio
Sunbelt Business Brokers
O que avaliar na hora de vender a empresa?

Na hora de comercializar a empresa, seja uma micro, pequena, média ou grande organização - de qualquer segmento - é preciso se atentar a diversos fatores. Entretanto, em algumas vezes, esses sinais só são lembrados pelo empreendedor após ‘bater o martelo’ (com o empresário que comprou a organização). Reter informações, não valorizar quesitos importantes e planos estratégicos pode deixar o negócio ser bom apenas para o lado do comprador.

“No mundo empresarial, existem mais de 80 metodologias para avaliar um negócio. Fluxo de caixa, projeção de futuro, por abordagem de ativos, ou, então, de mercado, são apenas algumas das muitas formas que o empreendedor possui para avaliar sua empresa”, destaca Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil, rede de franquias líder mundial na intermediação de compra e venda de empresas.

Antes de vender a empresa, é vital saber o valor de mercado que esta, realmente, possui. Gigliotti ressalta que “através de diversos aspectos, o empresário conseguirá identificar os pontos da organização que precisam receber investimentos e mais atenção. Assim sendo, poderá ampliar o valor da empresa e ganhar ainda mais”.

“Carteira de clientes, valor da marca, contratos exclusivos, produtos diferenciados, ponto comercial – no caso do varejo – e outros diversos fatores não podem passar despercebido pelo empresário que planeja vender seu negócio. Mas, é claro, que cada um desses itens possui um valor diferenciado. Por isso, é preciso ficar atento para não se arrepender depois de fechar o negócio”, conclui Gigliotti.

Saiba mais: Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil. A Sunbelt é a maior franquia de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades espalhadas em mais de 30 países. www.sunbeltbrasil.com.br Gigliotti é também mestre em Administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi-BSP-Laureate, BI, Belas Artes e Ibmec/Veris.