Brasileiro precisa aprender português?

Método Kumon dedica-se ao ensino da leitura e interpretação de textos há 19 anos e observa que há um aumento na demanda pelo aprendizado de português
Kumon
Brasileiro precisa aprender português?

Segundo pesquisa realizada pelo NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), 40% dos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho são reprovados em entrevistas de emprego. O motivo é a falta de domínio da língua pátria e na interpretação de textos. Uma falha que persiste mesmo passando pelos ciclos básico, fundamental e/ou a universidade.

Há 19 anos, o Kumon, maior rede de franquias de educação do país com 1.565 unidades e mais de 150 mil alunos no Brasil, lançou o curso de leitura e interpretação. Nos últimos anos, a rede observou um aumento 71% de crianças e jovens interessados na língua pátria. “Aprender português não se restringe ao domínio de termos, o objetivo é muito maior do que preparar o aluno para ser brilhante em sua vida escolar. O intuito é desenvolver no aluno o gosto pela leitura e a capacidade de interpretação de textos. Além disso, o estudo de sua língua pátria proporciona desenvoltura não apenas na escrita, mas também na fala, já que aqueles que dominam a língua são capazes de estruturar o pensamento de acordo com um raciocínio lógico e, dessa forma, elaborar frases, parágrafos e textos bem estruturados”, explica Mariana Chaves, Coordenadora de Desenvolvimento do Material Didático de Língua Pátria do Kumon.

ENSINO DIFERENCIADO

O Kumon é um método de ensino individualizado com foco no desenvolvimento das habilidades do aluno, despertando neste a autonomia e a capacidade de estudo necessárias para aprender. É por meio de experiências e contato diário com os exercícios que o aluno começa a identificar seus próprios erros e a não cometê-los mais.

Segundo Mariana, o contato desde cedo com a leitura é importante para outros aspectos também. “Quando a criança começa a ler desde os primeiros anos de idade, adquire um vocabulário rico, desenvolve a capacidade de estabelecer relações abstratas, estimula a memória e amplia a visão de mundo”, lembra.

O material didático é diferenciado, pois no Kumon os textos não são apenas exemplos dos conteúdos teóricos; pelo contrário, os exercícios é que são elaborados com base nos textos originais. O intuito é ampliar, progressivamente, o vocabulário e a capacidade de compreensão de textos dos alunos desde palavras simples até textos complexos.