Assessoria de Imprensa

Carreira em 2011: planejamento é essencial para obter fluência em outros idiomas


A fluência em idiomas, como exemplo, inglês e experiências na área de atuação contribuem para aumentos salariais que podem chegar a 128%
Cliente: 
Outliers
Carreira em 2011: planejamento é essencial para obter fluência em outros idiomas

O final e o início de cada ano são marcados pelo conhecido planejamento pessoal ou  profissional. Quando se trata de investir na carreira, surgem diversas opções, como a graduação para aqueles que ainda não têm o diploma, uma pós-graduação ou um MBA (Master of Business Administration) para os que precisam de uma especialização ou queiram mudar de área.

Para quem almeja um salto na carreira ou ampliar os conhecimentos, os cursos de idiomas são sempre os mais procurados, seja o inglês, o espanhol e até o mandarim. E para que o projeto de aprender um outro idioma tenha sucesso, um planejamento rigoroso é essencial, como explica Augusto Rocha, sócio e diretor da Outliers Professional Language School,escola especializada no ensino de idiomas para executivos e profissionais. “Aprender idioma nos dias atuais, em meio aos compromissos pessoais e profissionais, requer um plano e que deve ser seguido. O interessado em aprender precisa levar em conta alguns aspectos, como tempo para a conclusão do curso, investimentos financeiros e tempo e os fatores externos, dentre eles, o deslocamento do trabalho para a escola e vice-versa. São aspectos que devem ser considerados para que ele não desista no meio do caminho”, explica.

Devem ser colocados em reflexão outros pontos, como a motivação para aprender e qual o interesse da pessoa, que pode não estar ligado ao profissional e sim ao cultural. “Grande parte dos nossos alunos nos procuram para desenvolver o idioma em sua área de atuação. Por exemplo, profissionais que trabalham com marketing, buscam o aprendizado ou aperfeiçoamento do inglês e do vocabulário para a área. Há uma parcela que deseja aprender para entender os aspectos culturais e as aulas são estruturadas com livros, artigos, filmes e músicas que trazem informações e permitem que o aluno aumente o seu vocabulário da mesma forma. O formato das aulas, dos cursos e a separação por áreas de interesse facilitam muito o aprendizado”, complementa Ho Mien Mien, também sócia e diretora da Outliers.

As preocupações das pessoas que ingressam em um curso de idiomas permeiam sobre o tempo que será necessário para aprender, o nível de conhecimento que terá no final do curso, bem como os valores investidos. Segundo Augusto Rocha, uma pessoa que atua em uma  multinacional como analista da área de controladoria, recebe um salário médio de R$ 3.500,00 e para chegar ao cargo de coordenador, ela precisará ter inglês fluente, bem como conhecimentos e experiência na área. “A soma do inglês fluente, com as experiências necessárias faz com que a renda da pessoa chegue a R$ 8.000,00. É um aumento de R$ 4.500,00 ou uma média de 128%”.

Para galgar esse cargo, o candidato deve ter no mínimo três anos de experiência a mais e a fluência no idioma. “Nos primeiros 18 meses de curso, o aluno já sentirá uma boa melhora no idioma. Ele já terá a compreensão nas reuniões de negócios e em conferências e também da leitura, mas é o esforço que trará a fluência em 3 ou 4 anos. O investimento no curso vai ter retorno em apenas 4 ou 5 meses após a promoção”, explica.

Dicas de Ho Mien Mien para planejar o ingresso em um curso de inglês em 2011 e não desistir:

- Objetivo - Faça uma análise de qual o principal objetivo em estudar inglês. É por realização pessoal ou profissional? Com essa pergunta respondida é mais fácil encontrar um curso que seja adequado para as suas necessidades;

- Personalidade – Avalie fatores como sua velocidade de aprendizado e seu grau de timidez. Turmas com muitos alunos inibem os mais tímidos e isso interfere no desenvolvimento. Se você é uma pessoa que aprende mais rápido, turmas com muitos alunos podem te entediar e fazer com que você desista do curso. Em ambos os casos, opte por aulas individuais ou com turmas reduzidas. O valor é maior, mas o aprendizado é mais eficiente;

- Organize o seu tempo - Veja quantas horas por dia/semana você terá disponível para realizar o curso. Além disso, planeje também o número de horas em que irá se dedicar ao aprendizado fora da escola, isso é crucial;

- Recursos Financeiros - Contabilize o valor que deve ser investido. Existem cursos que podem ser pagos em vários meses, pois os cursos são extensos. Há outros com um maior número de aulas, por mês ou por semana, e com investimentos mais altos. Neste último caso, o aluno irá terminar o curso e também aprender mais rapidamente;

- Trânsito e transporte - Algumas escolas já oferecem aulas individuais e no local de trabalho do aluno. Isto diminui a necessidade de circulação nos horários de pico, evitando assim o estresse causado pelos grandes congestionamentos que facilitam a desistência do curso.

- Viagens internacionais - Invista em uma viagem internacional, pois além de enriquecer o vocabulário contribui para aumentar a bagagem cultural;

- Estudar - Além de frequentar as aulas, o aluno deverá ler, escutar e conversar em inglês para que possa desenvolver o vocabulário e a compreensão. 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!