Assessoria de Imprensa

Com certificados ambientais, produtos sustentáveis ganham a confiança do consumidor


Pesquisa mostra que brasileiros estão dispostos a gastar mais para adquirirem produtos que não agridam o meio ambiente. Empresas certificadas levam vantagem
Cliente: 
Gojo América Latina
Com certificados ambientais, produtos sustentáveis ganham a confiança do consumidor

Pesquisa realizada pelo Green Brands Global Survey, em 2011, aponta que 77% dos brasileiros estão dispostos a gastar mais em produtos não prejudiciais ao meio ambiente. Outros 74% dizem acreditar que ser ambientalmente consciente é um atributo importante de uma marca. Munidas desses dados, empresas passam a se preocupar em produzir produtos ecologicamente corretos, mas o mercado ainda não decolou como poderia.

Mesmo predispostos a comprar produtos sustentáveis, muitos clientes ainda têm receio de acreditar em empresas sustentáveis. Uma das explicações está no fato de que muitas delas se dizem verdes, mas, de fato, não adotam formas de trabalho que levam em conta o impacto ambiental de suas ações. Especialistas em mercado ético apontam o terceiro setor, como ONGs e associações independentes, como o meio para reforçar a credibilidade destas companhias.

Foi exatamente este o caminho que a GOJO América Latina, líder mundial em soluções de bem estar para higiene das mãos, trilhou. A linha de antissépticos instantâneos Purell, sabonetes e xampús em espuma GOJO foram os primeiros produtos no seu segmento a receber o rótulo ecológico da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para conceder esta certificação, foi necessário um amplo estudo de todo o ciclo de vida do produto, desde a produção dos insumos (álcool e demais componentes) ao produto final embalado.

De acordo com Flávio Leal, presidente da GOJO América Latina, “um produto certificado estimula o mercado, ou seja, as empresas serão estimuladas a também adotar as mesmas práticas sustentáveis. Com isso, ganha o consumidor e também o planeta”, avalia. “A GOJO é uma empresa que adotou a sustentabilidade como lema e está sempre atenta a estas questões mundialmente. Queremos que nossos consumidores façam escolhas sustentáveis. Eles não reconhecerão empresas sustentáveis se seus produtos não forem sustentáveis”, completa.

O executivo espera que o rótulo ajude na escolha dos clientes, que cada vez mais se identificam com produtos sustentáveis: "Conquistar o selo ABNT é um marco importante para a nossa jornada de sustentabilidade no Brasil e ajuda a demonstrar o nosso investimento constante, dedicação e compromisso com questões ambientais globais. Esperamos que o selo ABNT ajude a estabelecer novos parâmetros de sustentabilidade neste mercado".

Guy Ladvocat, gerente de certificação de sistemas da entidade, ressalta que o certificado atende a altos padrões de qualidade mundiais, já que a associação faz parte do Global Ecolabelling Network (GEN), presente em 27 países. Os critérios estabelecidos para certificar com o rótulo atestam a seriedade da empresa: “um produto certificado tem melhor padrão de qualidade e demonstra a preocupação da empresa em oferecer aos clientes a opção de escolha que não agrida o meio ambiente. Quem recebe este rótulo foi auditado em todos os processos de produção, e está em conformidade com as melhores práticas do mercado”.

 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

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