Assessoria de Imprensa

Cirurgia da mão convive com filas de espera e falta de informação


Especialista afirma que vítimas de lesões nos membros superiores podem sofrer sequelas pela falta de atendimento no tempo ideal e encaminhamento incorreto
Cliente: 
Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão
Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão

A cirurgia da mão é reconhecida como uma especialidade médica e, assim como acontece nas outras, para um médico se habilitar neste segmento ele precisa ter completado o curso universitário, feito residência em uma área cirúrgica e passado por um período de dois anos de residência em cirurgia da mão. No Brasil, os especialistas desta área também precisam superar a falta de material diferenciado para a realização de microcirurgias, as longas filas a que os pacientes são submetidos, escassez de centros especializados e até a carência de informação no meio médico.

Um exemplo do cenário atual enfrentado pelos especialistas em cirurgia da mão (e pelos acidentados / doentes) pode ser observado em vítimas de lesões dos nervos periféricos nos membros superiores. Problema comum em vítimas de acidentes de trânsito, as lesões dos nervos periféricos exigem uma grande demanda técnica, que começa pela equipe especializada (cirurgiões da mão), material diferenciado para realização de microcirurgias e principalmente um período limite de nove meses desde o acidente para que a intervenção cirúrgica possa ser realizada com chances de sucesso. Não é raro observar o descumprimento de todas estas exigências pelo sistema de saúde brasileiro.

“Muitas vezes os médicos responsáveis pelo primeiro atendimento não fazem o encaminhamento da forma correta e não indicam um especialista para o paciente. Mesmo nos principais centros médicos brasileiros, que funcionam com plena capacidade e com profissionais especializados, a demanda é muito maior do que a capacidade de atendimento. Muitas vítimas de lesões nos nervos periféricos precisam esperar mais do que o limite dos nove meses para passarem por cirurgia, o que pode deixar sequelas e levanta outra questão: de quem é a responsabilidade legal neste tipo de caso?”, afirma o especialista em cirurgia da mão dr. Luiz Koiti Kimura, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.

Este cenário será abordado no dia 30 de julho, durante o Fórum Social e de Defesa Profissional dos Especialistas em Cirurgia da Mão, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). O evento será realizado em São Paulo, das 9h às 18h, no hospital Santa Catarina e o especialista Luiz Kimura será o responsável pela apresentação do painel “A demanda reprimida na urgência retardada”.

“A SBCM quer propor um debate entre os especialistas em Cirurgia da Mão, representantes da OAB, órgãos públicos, profissionais de saúde e sociedade para buscar soluções para problemas existentes e se antecipar a outros que podem surgir se este cenário não apresentar melhoras em um curto prazo. Falta informação e infraestrutura para a sociedade e cirurgiões da mão”, explica o Dr. Kimura.

Serviço
Fórum Social e de Defesa Profissional
Organização: Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão
Data: 30 de julho – início 9h
Local: Auditório do Hospital Santa Catarina – Avenida Paulista, 200, São Paulo
Mais informações e inscrições: 5092-3434 / 5092-3426

Atendimento à imprensa
Ato Z Comunicação - www.atozcomunicacao.com.br
Elaine Pereira – email: redacao@atozcomunicacao.com.br
Rubem Dario – email: redacao3@atozcomunicacao.com.br
(11) 2092-4011

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!