Coaching em inglês possibilita sucesso em entrevistas

Coaching para entrevistas ajuda o candidato a refletir, praticar uma situação real e aumentar as chances de contratação
Outliers
Coaching em inglês possibilita sucesso em entrevistas

Previsões positivas para o mercado de trabalho no Brasil não faltam. O Ministério do Trabalho estima que serão gerados cerca de 3 milhões de postos de empregos formais em 2011. Já a Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower Brasil mensura que até o mês de março deve aumentar em 36% o número de empregos.

Com a realização da Copa do Mundo em 2014, as Olimpíadas de 2016 e diversos outros investimentos maciços na economia, o Brasil, está se tornando um “oasis” para os profissionais interessados em buscar novas oportunidades em diversas áreas, como por exemplo, turismo, finanças, construção civil, logística, jurídica e comunicação. Por outro lado, este aquecimento do mercado exigirá também mais dos profissionais, como explica Ho Mien Mien, sócia e diretora da Outliers Professional Language School, escola especializada no treinamento de idiomas para executivos e profissionais. “A pessoa que deseja conquistar um novo emprego deve estar muito bem preparada, tanto nos conhecimentos técnicos de sua área quanto no domínio do inglês, idioma universal dos negócios. É crescente o número de empresas que incluem uma etapa eliminatória de entrevista em inglês nos seus processos seletivos. Empresas de vários setores, inclusive as grandes nacionais com planos de expansão mundo afora”, comenta.

A realização destas entrevistas em inglês, segundo Ho Mien Mien, se tornou um momento decisivo para a contratação. Há algum tempo falar um segundo idioma era um diferencial, mas em um mundo considerado praticamente sem fronteiras, com a internet e outros meios rápidos de comunicação, que nos municiam a todo instante com outros idiomas, isto se tornou quase uma obrigatoriedade. “Já passamos da época que o inglês era um diferencial. Hoje se tornou um pré-requisito para praticamente todos os níveis hierárquicos, principalmente, para quem deseja uma vaga numa multinacional. Aqueles que ainda não saíram do ‘the book is on the table’ precisam correr para melhorar o idioma”.

Essas diferenças e exigências do mercado fizeram com que fossem desenvolvidos na Outliers treinamentos destinados ao preparo dos profissionais para a participação em uma entrevista. Chamados de “Coaching em inglês para entrevistas”, os cursos focam não apenas na prática e conselhos de uso do inglês num ambiente de entrevista, mas também proporcionam uma profunda reflexão sobre a carreira do profissional, tanto seu histórico e suas experiências passadas, quanto a fase atual e também seus planos e ambições futuras.

Segundo Augusto Rocha, também diretor da Outliers, o perfil do aluno é analisado em detalhes, assim como a vaga almejada. “Dessa forma conseguimos extrair os pontos de convergência entre as duas partes e trabalhá-las durante a sessão de coaching, aumentando, assim, as chances de contratação do profissional. Além disso, trabalhamos em parceria com diversos headhunters, o que nos permite divulgar (com consentimento) os bons candidatos para outras oportunidades”, explica Rocha.

O que responder em um processo seletivo em inglês?

A etapa da entrevista em inglês também é uma oportunidade adicional para a empresa conhecer mais afundo o candidato. “A pessoa terá que se sentir segura para dialogar em inglês e ainda estar atenta no que as suas respostas podem dizer sobre sua personalidade”, explica Ho Mien Mien.

Are you happy with your career to date? / Você está feliz com sua carreira até hoje? (Essa pergunta está relacionada com a autoestima da pessoa, autoconfiança e suas aspirações profissionais. Seja otimista na resposta, evite comentários pessimistas como 'o mercado está difícil para minha área', ou 'o meu chefe implica comigo e não me deixa crescer'. Esses comentários são terminantemente proibidos e vão excluí-lo da seleção. Ninguém quer contratar um reclamão!).

Why have you applied for this particular job? / Por que você se aplicou para essa vaga em específico? (Aqui o recrutador procura por alguma evidência que você combina com a vaga, se você sabe quais competências que ela vai demandar e se suas habilidades e experiências são compatíveis, dentre outros).

Why do you want to leave your current employer? / Por que você quer sair do trabalho atual? (Use motivos positivos, por exemplo: procura por um novo desafio, quer mais responsabilidade, experiências e deseja a oportunidade de aprender coisas diferentes com a mudança de ambiente).

Why should we hire you? Or Why do you think you are the best candidate for this position? / Por que deveríamos contratá-lo (a)? ou Por que você acha que você é o melhor candidato (a) para essa vaga? (Nessa pergunta, o entrevistador quer verificar  como você enxerga a vaga e como se adequa a ela. Serve para verificar sua autoestima no momento, afinal, você precisa convencê-los de que é a melhor pessoa para preencher a vaga. A melhor resposta é associar os requisitos da vaga às suas características e mostrar como você é o melhor. É interessante mostrar como você se visualiza na vaga e quais os resultados que poderá trazer à empresa).