Como o marketing contribui com as incorporadoras?

Lançamentos de empreendimentos realizados com a experimentação do cliente
Apoena Imóveis e Carmel Marketing
Como o marketing contribui com as incorporadoras?

As vendas de imóveis, salvo algumas exceções e oscilações do mercado, estão aquecidas. É comum que ocorra a comercialização de um empreendimento inteiro em poucas horas ou dias, ao contrário do cenário de alguns anos, na qual um prédio poderia levar até meses para ser comercializado. Até o perfil dos compradores sofreu alteração. Agora são os mais novos, pessoas com idade inferior a 35 anos, que buscam seu espaço, conforme estudo realizado este ano pela Caixa Econômica Federal.

Quando se trata da comercialização de projetos personalizados, tipo loteamentos, que detem uma infraestrutura como as de clubes e os compradores optam pela construção das casas com projeto exclusivo, empresas especializadas no desenvolvimento realizam ações individualizadas para alcançar seus potenciais clientes. “A publicidade nos auxilia bastante para enfatizar que o cliente irá ter em um espaço construído com as suas preferências, com segurança, lazer, dentre outras. Agora desenvolvemos ações cada vez mais inusitadas para que este possível comprador tenha satisfação na hora da abordagem ou no lançamento”, explica Alexandre Cardoso, diretor da Apoena Imóveis, especializada na construção e vendas de loteamentos.

Uma das estratégias da empresa é posicionar o empreendimento na mente do futuro comprador como uma marca, atividade já prevista no marketing. Ele terá que ver os pontos positivos do que será adquirido, o que terá à sua disposição como a qualidade e diversidade de itens de lazer do empreendimento, mas sem que se torne um peso ou que a sua privacidade seja totalmente invadida, como vemos comumente. Estes pontos, somados aos benefícios do produto, podem fazer com que a venda seja concretizada com mais facilidade.

Para tanto, nos lançamentos, a empresa desenvolve diversas ações nas áreas de lazer dos empreendimentos ou em restaurantes, como eventos gastronômicos e temáticos para os admiradores de vinhos e carnes, demonstração de carros de luxo, festivais de inverno e viagens são concedidas para quem adquirir um dos lotes, além das campanhas publicitárias. “Já realizamos lançamentos com leilões de cavalos e até a entrega de uma garrafa de vinho exclusivo na hora em que um possível cliente compra uma pizza. Isto não é visto comumente, mas atrai compradores, bem como denota o requinte já embutido nos empreendimentos”, complementa Cardoso.

Para levar informações ao cliente, o executivo explica que os corretores realizam visitas exclusivas, munidos de vídeos e outros detalhes para que todas as dúvidas do possível comprador sejam sanadas no momento em que precisa. “Hoje uma pessoa interessada em adquirir um lote recebe um profissional especializado neste tipo de venda em sua casa ou escritório, em horário marcado e adquiri todas as informações necessárias. Não se trata do tradicional porta a porta, mas de algo planejado, pois consideramos que este possível comprador não quer ser incomodado o tempo todo e que as informações solicitadas tem que ser pontuais e concretas”, explica Alexandre Cardoso.

O interessado recebe também um book com todas as especificações e fotos ilustrativas do local onde será construída a sua próxima casa de veraneio ou moradia fixa, complementa Cardoso, que há 20 anos trabalha com vendas e incorporações.

Estas e outras ações de encantamento do cliente já fizeram com que fossem negociados cerca de 1100 lotes, de implantação própria ou de construtoras que colocam a comercialização sob responsabilidade da Apoena. Além deste eixo de vendas de loteamentos, a empresa atua com a venda de apartamentos, casas, terrenos, fazendas, chácaras e sítios.

Saiba mais sobre o mercado de loteamentos no interior de São Paulo:

A empresa já lançou e comercializou dois loteamentos de alto padrão nos últimos 10 meses: Bothanica Itu e Reserva dos Lagos em Pindamonhangaba;

Segundo reportagem publicada da Folha de São Paulo, em 27/5, no interior de São Paulo foram lançadas de janeiro a abril 6.652 unidades residenciais;

Dados da Embraresp (Empresa Brasileira de Estudo de Patrimônio) apontam que em 10 anos surgiram 85 mil lotes no interior de São Paulo;

Secovi aponta que só em São José do Rio Preto, o crescimento foi superior a 4.000% nos lançamentos residenciais. Em março de 2008 foram 80 e em maio de 2010 chegamos a 3.298.