Assessoria de Imprensa

Como passar confiança com a marca do seu consultório?


Profissionais da saúde atentos as normas do Código de Ética, procuram agências especializadas para analisarem a proposta de divulgação de seus trabalhos
Cliente: 
New Growing
Como passar confiança com a marca do seu consultório?

Diante da concorrência e do aumento dos consultórios de clínicas médicas e odontológicas, além do crescimento na adesão de convênios de plano de saúde, a necessidade de atender todas as normas e critérios do Código de Ética, tem deixado a questão das marcas um pouco mais complicada. É imprescindível um estudo minucioso. Infelizmente, a maioria dos profissionais da saúde não entende a importância de administrar sua marca como parte da empresa, e sempre acaba sofrendo as conseqüências do mercado, como a falta de clientes particulares, trabalho com convênios, estagnação e falência.

 
Pensando nisso, pequenos, médios e grandes empreendedores estão cada vez mais procurando agências especializadas em construção de marcas para trabalharem o conceito de seus consultórios. Recentemente, o branding e também o rebranding – processo de conceituação, construção, análise, definição e identificação da marca –, tem sido muito difundido entre os empresários na área da saúde, no entanto, “essa termologia é nova. Por isso, é importante entender, em primeiro lugar, o que significa, para depois colocá-la em prática”, ressalta Hélio Moreira, diretor da NewGrowing Desing & Branding, agência especializada em design de marcas, identidade visual e estratégias de branding para micro e pequenas empresas.

Com todas essas exigências, cuidar da marca tornou-se um requisito importante para que o paciente tenha referência e conheça o consultório. Nem sempre a ideia de um profissional leigo no assunto surte efeito, portanto, nesse caso é necessário o auxílio de um profissional especializado para construir a marca. “Hoje oferecer um serviço de saúde, vai além da qualidade, higiene, confiança e profissionalismo. Isso é o mínimo que um empreendedor que se arrisca a abrir um negócio precisa ter. O consumidor está mais exigente, informado e procurando sempre outras opções. Por isso, é importante você atraí-lo em todos os sentidos. Utilizando todos os pontos de contato para transmitir sua essência em um piscar de olhos. No ramo da saúde não é diferente. Criar uma marca e uma identidade alinhada às premissas do seu negócio para contribuir e atrair esse consumidor é uma estratégia que dá certo. Principalmente para dentista e médicos que não podem utilizar de ferramentas mais audaciosas de marketing, como panfletar, explorar números e oferecer cortesias”, esclarece Moreira.

No capítulo IV, do Código de Ética odontológica, são elencadas todas as cláusulas com suas respectivas regras para a comunicação, propaganda, publicidade e até mesmo sobre as entrevistas que devem ser atendidas. Por esse fator, seja um pequeno negócio particular ou uma grande rede de franquias, muitos dentistas têm procurado profissionais e agências especializadas para desenvolverem a criação de uma marca ou um reposicionamento no mercado, como é o caso do grupo odontológico Sorridentes, um dos maiores da América Latina, com uma rede de 160 franquias e um faturamento maior que R$100 milhões. Após 14 anos com a mesma identidade nas fachadas, a diretoria procurou uma nova forma para atingir o seu público, mas tudo dentro do Código de Ética. Moreira destacou que foi feito um estudo de reposicionamento, ou seja, uma estratégia para tirar uma imagem que estava distorcida com o objetivo de torná-la mais ampla e com características profissionais. Desta forma, a NewGrowing, contribuiu no processo de crescimento de franquias propondo um gerenciamento nas ações de comunicação da marca Sorridentes, criando métodos isolados e uma padronização consciente para toda rede. “O contexto era atualizar o visual dentro da nova estratégia, alinhada ao mercado e público-alvo, sem perder a referência de 14 anos de existência, trazendo modernidade e agregando um aspecto global”, completou Moreira.
 

Do mesmo segmento odontológico, o consultório Sóglio Medicina Oral, também utilizou o Branding para atribuir melhor à essência do seu negócio. Eduardo Sóglio, dentista responsável pela clínica, contratou a NewGrowing para ajudá-lo a diferenciar-se da concorrência, pois o mercado está saturado, são muitos profissionais e opções variadas de qualidade. A ideia era ser diferente, deixar de ser apenas um consultório, para tornar-se uma clínica completa com objetivo de atrair um público fiel. A maior dificuldade do Dr. Sóglio era colocar essas ideias em prática. Desta forma, em conjunto com a NewGrowing, foi identificado o mercado, o público e alinhada uma estratégia desde a criação do nome da clínica até a nomenclatura utilizada.

Cinco dicas para construir uma MARCA forte e torna-se conhecido.

Faça um plano de negócio consistente, com o maior número de informações da concorrência, ponto comercial e público-alvo;
Faça um planejamento prévio de comunicação com esse público e mercado-alvo; Quebre paradigmas;
Contrate um profissional para ajudá-lo a CRIAR uma IDENTIDADE para o seu negócio. Pois, não existe negócio sem identidade;
Crie uma MARCA alinhada ao seu planejamento;
Invista em profissionais e não jogue para o alto todo o investimento que fez na estrutura do consultório;
Utilize as ferramentas certas de marketing. É fundamental criar uma comunicação que respeite as regras do CRO, um website consistente, um material impresso para divulgação com conteúdo correto, assim conseguirá atrair clientes fiéis ao seu trabalho.
 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

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