Como as redes sociais podem auxiliar as PMEs?

Consultora em comunicação dá dicas para alavancar negócios e atrair mais consumidores para empresas, independente do tamanho
Ato Z Comunicação
Como as redes sociais podem auxiliar as PMEs?

As redes sociais alteraram completamente a forma com que consumidores se relacionam com as empresas. Através delas, cada pessoa mostra como prefere ser atendida e também reclamar de quem não o satisfez. Neste cenário, saber comunicar-se corretamente com seu público alvo é um diferencial para qualquer companhia, independente do tamanho.

Para as pequenas e médias empresas, utilizar estas ferramentas é fundamental para o gerar mais negócios, atrair novos consumidores e reter os antigos. As redes sociais possuem menor custo - quando comparadas às mídias tradicionais - e, além disto, potencializam a comunicação com o público externo, seja para responder às reclamações que surgirem ou para divulgar produtos e serviços. A humanização no contato com cliente ajuda na aceitação da marca pelo cliente.

“As redes sociais são mais baratas que anúncios em TV ou rádio, por exemplo. Para as PMEs, que não possuem a mesma verba para marketing e comunicação, estes canais têm um retorno extremamente positivo. Porém, é necessário gerenciar estas mídias da maneira correta”, explica Meriellin Albuquerque, diretora de planejamento da Ato Z Comunicação, agência especializada em comunicação para pequenas e médias empresas.

A consultora monitora diariamente tendências nacionais e internacionais, tanto em ferramentas quanto em novas redes.  Com sua experiência na área, elenca dicas para que pequenos e médios empresários utilizem as novas mídias para atrair e reter clientes:

• Site atualizado: antes de qualquer ação em redes sociais, podemos ressaltar que o primordial, ainda, é ter um site atualizado para que os stakeholders possam buscar mais informações sobre a companhia;

• Interação com consumidores: as redes sociais permitem à empresa a interação com seu público. Com isso, a marca pode conhecer consumidores, identificar desejos e fazer que seu mix de produtos e serviços seja cada vez mais assertivo para seu público alvo;

• Defina o canal com base no perfil da companhia: a escolha do canal de atuação da empresa deve ser feita de acordo com seu público alvo;

• Alinhar conteúdo: o alinhamento do conteúdo para que o usuário saiba o que poderá encontrar no perfil da marca, assim como criar cronograma com possíveis ações e promoções, pode ser muito estratégico para dar visibilidade à marca;

• Planejamento: monitorar canais, produzir conteúdos relevantes aos consumidores e se relacionar com clientes (SAC 2.0) são estratégias fundamentais para PMEs ganharem força nas redes sociais;

• Nada de amadorismo: apesar de parecer fácil, a atuação em redes sociais é uma estratégia de marketing, que deve seguir as diretrizes apontadas pela empresa em seu plano. E, para isso, é necessário contar com um profissional especializado no assunto.