Como saber se você está pronto para uma franquia de educação?

Saber os pontos fortes da rede, como a qualidade do método aplicado, é vital para obter êxito no negócio
Seven Idiomas
 Como saber se você está pronto para uma franquia de educação?

O mercado de franquias tem se mostrado cada vez mais promissor para quem deseja investir em algo próprio. Com um número de riscos inferior a outros negócios, o franqueado tem uma boa chance de lucro e de recuperar o investimento em um curto espaço de tempo. O ramo de educação, por exemplo, é uma das áreas mais procuradas do franchising, porém, algumas redes do setor ainda despertam dúvidas.

A maioria dos que optam por essa área acaba sendo atraída por escolas de idiomas devido ao favorável e atrativo momento do setor, entretanto, resta a dúvida se é preciso saber outra língua fluentemente para abrir a unidade. Segundo Steven Beggs, CEO da Seven Idiomas, escola de idiomas com 25 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, “é importante ter uma noção do idioma para saber a qualidade do modelo de ensino e o know how da franquia em que se está investindo nos diferentes nichos de mercado, mas não necessariamente, sabê-lo de forma fluente ou nativa”.

Caso o empreendedor não tenha o conhecimento de uma língua estrangeira, é essencial que, se quiser realmente investir no negócio, tenha alguém para auxiliá-lo na hora de avaliar os profissionais da área pedagógica. Além disso, avaliar o negócio como um todo, desde o local de instalação da franquia, fluxo de pessoas e público-alvo, até uma análise da concorrência, que se torna um fator importantíssimo para procurar a rede que melhor atenda as suas necessidades. “O empreendedor deve avaliar os diferentes modelos de negócios nessa área, juntamente com a marca que está querendo investir. Essa sinergia é fundamental, pois a decisão de fazer parte de uma rede é compartilhar com os mesmos interesses, valores e visão para um crescimento conjunto”, explica Beggs.

O empreendedor deve sempre pensar que o crescimento de sua unidade irá depender de seu empenho. Estar alinhado com a franqueadora, seguir orientações e receber os treinamentos da rede escolhida é vital para o negócio dar certo. “Qualificar a equipe e ter profissionais experientes na área de educação são pontos efetivos para o sucesso da franquia”, finaliza o CEO.