Como tornar o filho bilíngue?

Aprendizado de duas línguas na infância, além de ser benéfico porque desenvolve melhor a capacidade das crianças de fazerem multitarefas, ajuda a ampliar horizontes e estimulam o interesse em aprender outros idiomas
Seven Idiomas
Como tornar o filho bilíngue?

Tornar o filho bilíngue pode ser considerado um dos primeiros e melhores aprendizados que os pais transmitem aos filhos. Se comunicar com o mundo, estar em contato com outras culturas e aberto a diferentes oportunidades são apenas algumas das vantagens. Entretanto, saber mesclar o contato da criança com o idioma é o segredo para otimizar os resultados.

Se os pais mantém o contato com a criança, mesmo que ainda bebê, em outro idioma – além do português – a facilidade para ela assimilar a nova língua (e outras tarefas) é ainda maior. Isso acontece porque os bilíngues possuem duas regras linguísticas em seus cérebros, e, para completar, ambas conseguem ir e vir entre elas, mesclando de acordo com as circunstâncias expostas.

Steven Beggs e sua esposa, Patrícia Romano, são a prova que esse aprendizado pode, sim, vir do berço. “Minha esposa fala português e eu sempre falo em inglês com nossa filha, Luana Romano Beggs, 1 ano e 3 meses. Hoje, ela já compreende sentenças nos dois idiomas e ainda se arrisca a falar algumas palavras em inglês”, afirma o orgulhoso pai.

Beggs, que é CEO da Seven Idiomas, rede de franquias com 25 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, explica que, no entanto, nesse contato com dois idiomas é preciso muita cautela. “Deixamos tudo da forma mais natural possível. Não damos aulas. Ela tem tempo para brincar, ver os desenhos animados preferidos, dormir, etc. A única diferença é que nos comunicamos com ela em duas línguas”, revela o executivo.

“É muito importante, porém, que cada pai sempre use a mesma língua com a criança, para que ela identifique cada idioma com uma pessoa. Assim, ela percebe que são línguas diferentes”, destaca Beggs.

Inglês em família faz a diferença

Uma prova de que esse aprendizado desde os primeiros anos de vida funciona são os outros três filhos já adultos de Beggs. Hoje com 22, 23 e 27 anos, eles não só falam inglês fluentemente, como cada um domina pelo menos mais uma língua. A filha mais velha, Nina Beggs, por exemplo, fala espanhol, alemão e francês, além do inglês. Isso acontece porque quanto mais idiomas uma pessoa sabe, mais aumenta a habilidade em aprender outras línguas no futuro.

Beggs enumera quatro dicas que podem ajudar muito os pais a fazerem os filhos crescerem em contato com outro idioma:

• Ler histórias em outros idiomas é importante para mostrar para a criança as palavras e sentenças e ampliar o contato dela com o novo universo. Sempre lembrando que cada um dos pais deve ler sempre em uma língua;
  • Deixar alguns desenhos e programas infantis da TV em inglês. Assim, desde cedo aumentará a exposição ao novo idioma;
  • Em uma etapa mais avançada, deixar a criança ler em inglês revistas em quadrinhos, assistir vídeos, participar de programas como CISV (comunidade global de voluntários dedicados à criação de oportunidades para conhecer as emoções e riquezas da diversidade cultural) e intercâmbios em outros países, onde o jovem aprimorará o idioma e a cultura;
  • Por fim, conscientizar a criança do privilégio e das vantagens que ter dois idiomas pode representar em sua vida. Tudo nas devidas proporções e respeitando a idade apropriada para fazer isso.

Seven Idiomas realiza evento sobre biletramento no próximo dia 6

Data: 6/8 (segunda-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo)