Compactos ganham visibilidade no mercado de imóveis

Para acompanhar novo perfil da família brasileira, MZM começa a ofertar apartamentos de um dormitório
MZM Construtora
Compactos ganham visibilidade no mercado de imóveis

Pai, mãe, filho e filha. Segundo o IBGE, esse perfil já não é predominante nos lares brasileiros. O último censo do Instituto, de 2010, revelou que 50,1% dos domicílios são compostos por casais sem filhos, pessoas morando sozinhas, três gerações sob o mesmo teto, casais gays, mães sozinhas com filhos, pais sozinhos com filhos, amigos morando juntos, netos com avós, irmãos e irmãs.

Seguindo essa tendência, construtoras como a MZM Incorporadora e Construtora, que atua há 17 anos na região metropolitana de São Paulo, tem investido na construção de apartamentos compactos, de um dormitório, para atender esta nova composição das famílias. “Hoje as pessoas estão casando cada vez mais tarde, muitos optam por não terem filhos ou terem mais tardiamente e outras preferem morar sozinhas. Assim, um apartamento de um dormitório é suficiente para este novo perfil de família”, conta Éder Guerrero, superintendente de vendas da MZM.

A Construtora adquiriu recentemente um terreno de 2.000 m² em Piracicaba, no interior de São Paulo, e para atender essa procura de imóveis compactos, planeja construir também unidades de apenas um dormitório. “Além das famílias enxutas, também temos o número de quase 7 milhões de brasileiros morando sozinhos. Com isso, o mercado precisa ofertar produtos compatíveis com esta demanda. A MZM já está integrando em seus projetos, como o empreendimento de Piracicaba, unidades que atendam essa nova configuração dos domicílios”, completa Guerrero.