Comprar filiais em vez de abri-las do "zero": quando fazer uso dessa alternativa?

Adquirir uma empresa em andamento é estratégico “porque ‘a futura filial’ não precisa de tanto tempo para conseguir alcançar o ponto de equilíbrio
Sunbelt Business Brokers

Expandir o negócio para aumentar o faturamento e ter mais pontos de vendas. Esse é o desejo do verdadeiro empreendedor, que enxerga na expansão física da empresa a oportunidade de se fortalecer no mercado que atua. Entretanto, para colaborar com o crescimento mais rápido, algumas organizações optam por comprar empresas que já estejam em andamento e convertem suas bandeiras.

Essa forma de negócios, que é comum no franchising, começa a ganhar cada vez mais força com micro, pequenas e médias empresas, que passam a expandir através de estabelecimentos que já atuavam no mesmo segmento. “Além de já possuir uma operação testada e aprovada, as empresas optam por ‘essa modalidade de crescimento’ porque diminui os riscos de insucesso do negócio”, destaca Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil, rede de franquias líder mundial na intermediação de compra e venda de empresas, que atua em mais de 30 países com mais de 250 unidades.

Por exemplo, a localização do ponto comercial no varejo tem se tornado um verdadeiro desafio para os empresários e essa alternativa de aquisição pode ser a saída. A falta de locais estratégicos para as empresas e o alto preço dos imóveis disponíveis dificulta a expansão. Gigliotti ressalta que “é preciso expandir o negócio para conseguir prosperar, porém, esses problemas inviabilizam o planejamento de expansão das organizações”.

Comprar uma empresa em andamento é estratégico “porque ‘a futura filial’ não precisa de tanto tempo para conseguir alcançar o ponto de equilíbrio. O negócio já possui faturamento e só precisará se adequar às novas políticas, produtos e estilo da matriz”, afirma Gigliotti.

No entanto, para o empresário que pensa nessa forma de expansão os cuidados devem ser redobrados, já que um erro pode colocar todo o planejamento em xeque. “Ter dados confiáveis da empresa que deseja comprar, informações detalhadas e auditorias sobre faturamento, tempo de atuação, carteira de clientes, imagem da organização na região são apenas alguns dos muitos itens que precisam ser observados”, conclui o master franqueado da Sunbelt.

Saiba mais: Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil. A Sunbelt é a rede de franquias líder mundial na intermediação de compra e venda de empresas, possuindo mais de 250 unidades em mais de 30 países, concretizando a venda de mais de 5 mil empresas por ano. www.sunbeltbrasil.com.br Gigliotti é também mestre em administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP Laureate, Belas Artes, BI e Ibmec/Veris.