Comprar uma empresa em andamento diminui (e muito) os riscos

Adquirir um negócio que já foi testado e aprovado por outro empreendedor pode ser considerado uma das melhores alternativas para se tornar empresário
Sunbelt Business Brokers
Comprar uma empresa em andamento diminui (e muito) os riscos

Com a proximidade de um novo ano, muitas pessoas começam a rever sonhos e metas. Alguns profissionais começam a estruturar a ideia de se tornarem empreendedores. Uma das formas de atenuar as chances do sonho virar pesadelo é comprar uma empresa saudável já em andamento. Isso porque essa alternativa diminui (e muito) os riscos e as incertezas uma vez que os dados históricos são conhecidos e disponíveis.

Para Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, líder mundial em intermediação de negócios no mundo e que possui mais de 250 unidades espalhadas em 30 países, “comprar um negócio que já foi testado e aprovado por outro empreendedor, e que está em pleno funcionamento, é a melhor alternativa para quem pensa em abrir o próprio negócio em 2012”.

Gigliotti, que possui 27 anos de experiência em empreendedorismo, destaca que “nos Estados Unidos, onde a Sunbelt atua há mais de 30 anos, a taxa de empresas que fracassam nos cinco primeiros anos de atuação gira entre 65% e 80%. No caso das franquias, esse índice se reduz e fica entre 15% e 20% no mesmo período. No entanto, quando uma empresa em andamento (que esteja no azul) é comprada dentro dos procedimentos corretos de uma intermediação sadia, o empreendedor tem esse risco reduzido para 2%”.

Para isso, recomenda-se que o empreendedor conheça mais sobre o processo de compra e venda de empresas, suas vantagens e possíveis armadilhas. "Mesmo na aquisição de um negócio em marcha, com dados conhecidos, é indispensável a análise do estado atual do empreendimento e de suas perspectivas de crescimento futuro", comenta Gigliotti.

Saiba mais: Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil. A Sunbelt é a rede de franquias líder mundial na intermediação de compra e venda de empresas, possuindo mais de 250 unidades em mais de 30 países, concretizando a venda de mais de 5.000 empresas por ano. www.sunbeltbrasil.com.br Gigliotti é também mestre em administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP Laureate, Belas Artes, BI e Ibmec/Veris.