Comprar uma franquia em andamento: já pensou nisso?

Apesar da facilidade de encontrar tudo funcionando, consultor lista alguns tópicos que devem ser observados antes da assinatura do contrato
Sunbelt Business Brokers
Comprar uma franquia em andamento: já pensou nisso?

Abrir uma empresa envolve diversos riscos, comuns a quem deseja empreender. Escolher uma franquia para iniciar as atividades pode atenuar, embora não elimine, as chances de insucesso. Adquirir uma franquia em operação, que já tenha alcançado o ponto de equilíbrio, pode, sim, ser uma escolha acertada para quem deseja abrir o primeiro negócio ou ampliar o número de empresas.

As comodidades de ter uma empresa sólida, com marca testada e aprovada, ponto comercial estratégico e carteira de clientes formada não devem ser os únicos fatores a serem levados em conta pelo empresário. “Conhecer a situação tributária da unidade para ter certeza que os impostos e/ ou direitos trabalhistas estão em dia é apenas um dos critérios que precisam ser levados em conta”, destaca Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, a maior empresa de intermediação de negócios do mundo.

Gigliotti, que possui quase 30 anos de experiência na área empreendedora, esclarece quais os principais pontos que devem ser observados antes de uma possível aquisição:

• Avalie contratos: além do contrato de locação do imóvel, verifique a vigência dos contratos com os fornecedores. Caso contrário, entregas, produtos e a qualidade do serviço poderão ser afetados;
  • Verifique custos: antes de assinar qualquer contrato, observe se há custos que podem ser cortados ou reduzidos.  Isso permite que você aumente sua margem de lucro;
  • Possibilidade de expansão: adquirir uma franquia que já está saturada, com o faturamento no limite, pode ser um negócio não muito atrativo. Verifique se existe a possibilidade de aumentar o faturamento, ou, então, atuar em outros mercados (e-commerce, empresas, parcerias, etc);
  • Não se esqueça da região: cada região possui particularidades. Enquanto algumas têm mais chances de expansão, como, por exemplo, com a chegada de empresas à região (aumentando o fluxo de pessoas), outras estão saturadas. Analise cada detalhe.