Conhecimento da língua inglesa não é mais garantia de emprego

Terceiro idioma é hoje diferencial no mercado de trabalho e ajuda na concorrência com profissionais estrangeiros
inFlux English School
Conhecimento da língua inglesa não é mais garantia de emprego

Hoje em dia, segundo idioma deixou de ser sinônimo de diferenciação no mercado de trabalho e se tornou uma obrigação. O conhecimento da língua inglesa é uma competência subentendida no mundo dos negócios. Quem deseja realmente se destacar no mundo profissional deverá saber pelo menos um terceiro idioma.

A aprendizagem de um terceiro idioma se torna mais urgente quando se pensa na concorrência com profissionais estrangeiros dentro do Brasil. Segmentos como Tecnologia da Informação são um dos que mais buscam profissionais fora do país ou brasileiros com completo domínio do inglês.

A concorrência estrangeira tende a se agravar em terras brasileiras por conta da crise econômica nos Estados Unidos e Europa que, além de impulsionar a volta de brasileiros ao país, tem trazido imigrantes em busca de emprego no Brasil. Segundo balanço do Ministério do Trabalho, só no primeiro semestre de 2011, 26,5 mil estrangeiros conseguiram autorização para trabalhar no país. A maioria vêm da Espanha, Estados Unidos, Portugal e América Latina.

Em comparação com o jovem brasileiro, o estrangeiro tem uma formação melhor na língua inglesa porque no Brasil não existe política pública de ensino do inglês como nos demais países da América Latina e Europa. Aqui a saída são os cursos em escolas de idiomas. Depois do inglês, o espanhol é o idioma mais pedido pelo mercado de trabalho tanto por ser a língua dos países da América Latina, quanto pelo Mercosul (mercado Comum do Sul).  “No segundo semestre deste ano a inFlux percebeu um aumento de 25% nas matrículas para os cursos de inglês e espanhol”, afirma Ricardo Leal, diretor presidente da rede.

Quem não teve a oportunidade de aprender idiomas durante a infância e adolescência não precisa temer prejuízos de aprendizagem na vida adulta. Não existe idade ideal para o estudo de outras línguas. É possível aprender em qualquer idade. Para isso o método de ensino deve estar de acordo com a idade dos estudantes.

A oferta de escolas de idiomas é grande, atualmente as redes deste setor contabilizam dois milhões de alunos. Mas como escolher uma boa escola? “Ao escolher um curso de idiomas, o aluno deve levar em consideração o método, o material didático, a quantidade de alunos por turma, o tempo de estudo até alcançar o nível avançado do idioma, e principalmente o compromisso que a escola assume com o aprendizado dos seus alunos”, assinala Ricardo.

Sobre a inFlux: Fundada pelos sócios Ricardo Leal, Eduardo Leal, Paulo Tavares e Leonardo Paixão, a escola de idiomas inFlux possui 70 unidades franqueadas e mais de 30.000 alunos em todas as regiões do país. A empresa iniciou suas atividades em 2004, em Curitiba (PR), e tem como diferenciais o método de ensino e o contrato de aprendizado firmado com os alunos que garante nível avançado de inglês ao término do curso comprovado pelo TOEIC – Test of English for International Communication - um dos mais importantes testes mundiais de proficiência da língua inglesa. A empresa coleciona diversos prêmios da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é reconhecida como uma das melhores escolas de idiomas do país.