Crescimento do mercado leva pet shops a reformularem conceito para atrair clientes

Lojas para animais são as que mais crescem entre as PMEs. Para criar diferenciais, empresas procuram consultores para torná-las mais atrativas
New Growing

Um dos mercados que mais crescem entre as micro e pequenas empresas são os pet shops. A demanda por lojas deste tipo é cada vez maior, impulsionadas indiretamente pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro e o melhor planejamento familiar. Outro fator importante que estimula o setor é o fato de as pessoas demorarem mais tempo para ter filhos, suprindo essa carência afetiva com animais de estimação.

O gasto médio mensal com animais pode chegar a R$ 400, valor considerado caro para despesas pessoais pelos próprios donos. Este fato levou o consultor em marketing e gestão de marca para pequenas e médias empresas, Hélio Moreira (foto), diretor da NewGrowing Design, Marketing & Branding, a estudar as necessidades deste tipo de empresa: “analisando o mercado notamos que os pet shops, lavanderias e salões de cabeleireiro são os negócios que mais têm crescido ultimamente”.

O consultor analisa que a concorrência com grandes redes de departamento obrigou as lojas de bairro a mudarem o conceito: “com a chegada desses grandes concorrentes, os demais pet centers se viram obrigados a mudar sua forma de atuação para não perder seu público. Por isso, é fundamental criar fundamentos consistentes para que a marca possa se tornar referência em sua categoria e, com isso, orientar a dinâmica do mercado para a expansão do negócio e maior ganho em percepção de seu público”.

Foi justamente este o trabalho que a NewGrowing realizou para a Pet Show Mar, localizada na Vila Formosa, zona leste de São Paulo. O consultor utilizou três pilares: estratégia de posicionamento, identidade integrada e experiência de marca. A ideia era criar um novo conceito, tornando o pet shop atrativo para os freqüentadores.

“Nosso trabalho começou na identificação do público-alvo e da estratégia para uma loja de bairro conquistar mercado. Depois, sugerimos uma alteração no nome do empreendimento, dando mais ênfase ao nome show, que remete ao conceito lúdico, com foco no bom atendimento e serviços diferenciados, oferecendo experiências ao cliente”, afirma. “Buscamos também inspiração na magia da Disney, para atrelar o lúdico ao sentimento paternal criado entre donos e seus pets”, avalia. “Desta forma, posicionamos a loja e criamos estratégias de comunicação com seus consumidores”, finaliza Moreira.

Para o diretor de expansão da Pet Show Mar, Leandro Mariano, o novo conceito teve efeito rápido no aumento de vendas: “o mercado está a cada dia mais acirrado, e precisamos buscar diferenciais. Sem precisar abrir uma nova unidade, conseguimos ser uma novidade para nosso público. Assim, conquistamos novos clientes e ainda surpreendemos positivamente aqueles que já estão conosco”, destaca o empresário.

Já diretor financeiro Tiago Rodrigues ressalta que, além do branding, houve um trabalho interno para alcançar o resultado: “fizemos um trabalho forte nos últimos dez meses, de reestruturação da empresa, treinamento e capacitação do nosso pessoal para que o conceito da loja se refletisse no atendimento”, revela.