Crescimento de setor automotivo aquece serviços do segmento

Nicho desperta atenção de empreendedores, que se especializam em serviços e produtos para atender exigente demanda
Station Car
Crescimento de setor automotivo aquece serviços do segmento

Quando determinado nicho da economia está em pleno crescimento é natural que empresas do setor se atualizem e ofereçam novos e atrativos serviços ao mercado. Com foco no aquecido segmento automotivo, as franquias especializadas em serviços se tornam atrativas para futuros empreendedores, já que a demanda cada vez maior tornará serviços de manutenção e personalização cada vez mais procurados pelos proprietários de automóveis.

Amparado por números astronômicos, o setor automotivo se firma como pilar da economia brasileira, já que movimenta 23% do PIB (Produto Interno Bruto). Para comprovar a força do setor na área de serviços, um relatório divulgado pela FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), revela que até outubro de 2011 foram vendidos 2.791.170 de automóveis, o que representa um crescimento de 5,08% em relação ao mesmo período de 2010. Consequentemente, o aumento na venda de automóveis se reflete no setor de serviços,  que passa a ter uma maior demanda para atender.

Para Ariangelo Fonseca, franqueador da Station Car, franquia da área automotiva com 12 unidades espalhadas em quatro estados (SP, ES, MG e PE) e que realiza serviços de funilaria e pintura de alta tecnologia, “pertencer a um mercado que coloca ‘na rua’ cada vez mais futuros consumidores de nossos serviços é algo muito atrativo. Quem adquire um automóvel hoje, irá, mais cedo ou mais tarde, querer personalizá-lo, ou, então, conservá-lo, para não perder valor de mercado”.

“E o brasileiro, por ter um nível de exigência maduro em relação aos serviços automobilísticos realizados – já que, diferente de outros mercados, possui paixão por seu automóvel -, precisará sempre de empresas especializadas em cuidar de uma de suas maiores paixões”, destaca Fonseca.

No setor de franquias, o ano deve encerrar com faturamento de R$ 86 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), que tem expectativa de crescer 15% em 2012. Porém, para ter produtos atrativos e atender esse futuro consumidor é vital que o empreendedor esteja atento às novidades do setor. “Buscar tendências, ouvir o consumidor e pertencer a uma rede que concede ao empresário espaço para participar das discussões sobre as demandas de mercado, são apenas alguns dos muitos critérios a serem avaliados antes de pertencer a essa área de produtos e serviços automotivos”.

Saiba mais: Ariangelo Fonseca é franqueador da Station Car, que conta com 12 franquias espalhadas em quatro estados (SP, MG, ES e PE). Beirando os R$ 2 milhões de faturamento por mês, a rede realiza em suas oficinas serviços de funilaria e pintura de alta tecnologia, higienização, lavagem, cristalização e enceramento, além de proteção de pintura com ferramentas, operações e produtos desenvolvidos e testados para realizar o melhor serviço sem agredir as propriedades originais do veículo nem o ambiente. – www.stationcar.com.br