Cursos extracurriculares podem preencher lacunas de ensino e fortalecer o aprendizado

Métodos de complemento escolar podem aprimorar os conteúdos aprendidos regularmente no dia a dia letivo
Kumon

Um novo ano letivo se iniciou e com ele a preocupação dos pais: uma educação de qualidade para seus filhos. A procura por atividades extracurriculares para complementar o ensino das crianças se torna cada vez mais notável nas famílias brasileiras. A intenção é incrementar o que é aprendido dentro das salas de aula, excluindo lacunas no aprendizado durante os anos escolares.

Com jovens cada vez mais conectados e acesso às informações em uma velocidade bem mais rápida, a busca por métodos complementares de ensino de qualidade se tornou presente na rotina dos estudantes e de seus responsáveis. Segundo Any Bicego Queiroz Teixeira, Coordenadora de Desenvolvimento de Material Didático de Língua Pátria do Kumon, “muitos alunos recorrem a uma rápida busca na internet para ajudar a solucionar as dúvidas que restaram das aulas presenciais, porém, essa é apenas uma solução momentânea, pois o conteúdo pesquisado pode não ter sido esclarecido de forma completa, o que pode gerar mais dúvidas futuramente”.

O Kumon, desde que foi criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, se tornou um dos mais tradicionais complementos escolares nos mais de 47 países em que está presente. No Brasil, já são 35 anos de história e 160 mil alunos. O Método desenvolve e forma pessoas autodidatas por meio de um material didático autoinstrutivo e uma orientação individualizada. “A maior vantagem é o respeito ao tempo de desenvolvimento do aluno, ou seja, o estudo visa a fortalecer seus pontos fortes e minimizar suas dificuldades, sem sobrecargas. Como consequência, o aluno ganha mais confiança em seus resultados e melhora seu aprendizado”, explica Any.

Para Any, “a aplicação de um método como esse não substitui o ensino regular das escolas, mas complementa e fortalece o conteúdo já visto. Quanto antes os alunos forem estimulados ao aprendizado, mais rápido os resultados positivos virão”. Quanto mais tempo estudando, mais o aluno pode desenvolver seu raciocínio, senso de organização, autoconfiança, independência, postura ativa e a capacidade de aprender continuamente.