Assessoria de Imprensa

Defesas do Brasileirão: fim da paradinha ou um melhor preparo dos goleiros?


Prever a direção da trajetória da bola no pênalti é a responsabilidade do goleiro, afirma Felipe Rodrigues, coordenador técnico da Fechando o Gol
Cliente: 
Fechando o Gol
Defesas do Brasileirão: fim da paradinha ou um melhor preparo dos goleiros?

Com a proibição das paradinhas pela Fifa, o futebol brasileiro vive um novo momento na cobrança dos pênaltis. Antes da nova regra, das 20 penalidades batidas, 16 foram convertidas e as bolas foram parar no fundo das redes. Já com a nova lei, foram 37 cobranças e uma soma de 21 gols. Para Felipe Rodrigues, coordenador técnico da Fechando o Gol, academia especializada no treinamento de goleiros, a alteração da norma apresentou um resultado positivo para os responsáveis em manter a bola afastada da rede. “Goleiro já é alvo de uma pressão psicológica muito forte. Na cobrança dos pênaltis ele, muitas vezes, passa a ser o único responsável pelo resultado positivo de sua equipe em um jogo. A nova regra, sem as paradas, facilitou muito para os goleiros, com a leitura corporal e até mesmo com o estudo dos batedores e seu percentual de chutes em um determinado lado do gol em cobranças passadas é possível prever onde esta bola será chutada”.

No entanto, segundo o coordenador, o número defendido de pênaltis não está ligado somente à questão da alteração da regra. “Tivemos uma melhora considerável no preparo dos goleiros brasileiros. Os recursos audiovisuais contribuem muito para isto. O futebol para o goleiro está além do campo, pois é possível acompanhar e estudar com os recursos audiovisuais os batedores adversários, a força no chute, se a batida será colocada ou forte, a altura e o lado de preferência do batedor. Se o goleiro for bem treinado, ele pode ler o movimento corporal e terá algumas malícias para testar o batedor. Começará até a prever a direção e a trajetória do chute na bola”.

O treinador comenta sobre as defesas de pênaltis mais difíceis em alguns jogos: “Rogério Ceni (São Paulo) no jogo contra o Fluminense, a do Victor (Grêmio) e da o Harley (Goiás), foram pênaltis extremamente difíceis de defender. E na verdade, uma defesa de pênalti, por mais simples que pareça, é sempre uma ótima defesa, pois requer muito do goleiro”.

Felipe Rodrigues fala também sobre esta nova geração de goleiros. “Temos os goleiros do Avai e do Santos, que devem aguentar muito a pressão vinda de todos os lados, ainda mais por estarem em grandes times. Isto é o reflexo da frequente saída destes esportistas brasileiros para os times europeus, aparecem novos e competentes e que apresentam sabedoria nas defesas. Creio que ainda há mais meninos sendo preparados nas categorias de base dos times grandes”.

Como efetuar uma boa defesa:

Felipe Rodrigues, responsável pelo treinamento técnico de 120 alunos da Fechando o Gol, cita alguns pontos que devem ser considerados na hora de uma boa defesa de pênaltis ou de chutes a gol:

-Um bom posicionamento ajuda a diminuir o ângulo de chute e dificulta para o batedor;
- Quedas na diagonal à frente diminuem o ângulo do gol;
- Mantenha o controle da ansiedade, isto evita que saltos antecipados e quedas desnecessárias;
- Tenha velocidade ao levantar de uma queda e evitar um gol de rebote;
- Estudar sempre o histórico do batedor antes de cada disputa;
- Distrair o jogador (batedor) antes do chute pode ser uma boa saída em caso de dúvida de onde será batido o pênalti. 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!