Depois de tantas informações, como escolher a franquia ideal?

Consultor elenca seis dicas que ajudam a orientar os empreendedores que saíram da ABF Franching Expo com muitos papéis, sacolas e dúvidas em relação a qual franquia escolher
Fran Systems
Depois de tantas informações, como escolher a franquia ideal?

Terminada a maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo, muitos empreendedores constatam que além de apresentações de empresas, folders, sacolas e muito bate-papo com franqueadores, as dúvidas ainda persistem no drive mental dos futuros interessados em ingressar no franchising.

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias, mestre em administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP Laureate, Belas Artes, BI e Ibmec/Veris, elenca seis dicas que pode ajudar (e muito) os empreendedores a decidir qual o melhor investimento a fazer:

• Como descobrir o negócio ideal ao meu perfil? Essa tarefa é muito mais árdua que possa parecer. Tão importante quanto uma boa localização para seu negócio é administrar algo que esteja relacionado ao seu perfil. É preciso, antes de tudo, entender que seu empenho estará diretamente ligado ao sucesso – ou não – do negócio. Orientação profissional pode ser um importante aliado para evitar mais riscos aos seus investimentos.
  • Basear-me apenas nas perspectivas dos franqueadores é arriscado? Sim, é necessário coletar o máximo de informações possíveis tanto da franquia quanto do mercado que você irá atuar. Seja na internet, revistas especializadas, jornais de economia, consultores, além do franqueador. Toda informação é válida, mas cuide-se para não se atrapalhar em tantos dados. Visite também os franqueados de outras unidades;
  • Qual a saída quando eu ficar com o caixa baixo para investir? Não existe milagre. O empresário ou franqueado precisa ter um capital para investir em seu negócio e fazer o mesmo acontecer. Uma alternativa, quando for diagnosticado que o caixa está mais baixo que o previsto, é reduzir custos, refazer o planejamento, ser criativo e reinventar seu negócio. Em último caso, planejar a aquisição de empréstimos mais baratos;
  • Taxas e mais taxas de franquias: quais as diferenças? Muitos interessados em ingressar no segmento não sabem diferenciar as taxas que existem no universo do franchising. Investimento inicial é diferente de taxa de franquia, que por sua vez se diferencia da taxa de royaltes, propaganda, etc. Fique atento.
  • Como escolher a melhor localização para minha franquia? É essencial estar no lugar certo para fazer o negócio certo. Ao optar por um ponto comercial é vital identificar que tipo de público frequenta esta região, seus hábitos de consumo e outros fatores. Seja dentro de um shopping center ou numa rua comercial, é preciso cautela antes de assinar uma locação ou aquisição deste ponto;
  • Em que época do ano é mais propício abrir minha franquia? Essa questão é muito importante e precisa ser avaliada com cautela pelo empreendedor. Cada nicho tem seus atrativos em diferentes épocas do ano. Por exemplo, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal...cada data possui suas particularidades.