Os desafios de ser um franqueado profissional

Quando o empreendedor possui duas, três ou mais franquias da mesma ou de diferentes bandeiras, os desafios para crescer são ainda maiores
Fran Systems
Os desafios de ser um franqueado profissional

Para evitar eventuais oscilações do mercado, muitos empreendedores, considerados franqueados profissionais, possuem duas, três ou mais unidades da mesma ou de diferentes marcas. No entanto, para satisfazer a veia empreendedora de quem acha que chegou ao limite, é possível, sim, crescer ainda mais dentro do setor.

Operar em diferentes nichos auxilia o empreendedor, que não fica segmentado apenas a uma área. “Durante eventuais sazonalidades, o franqueado consegue equilibras as finanças e crescer. Além disso, esse mix de atuação reforça o espírito empreendedor do profissional, que irá sempre vislumbrar melhorias em todos os setores que atua”, afirma Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios e franquias.

Implantar o conhecimento adquirido em alguma ocasião nas demais unidades (que operam em outra área) é algo estratégico para o empreendedor crescer. “Além de fortalecer a franquia, o profissional consegue aprender com o erro. Isso permite que da próxima vez o equivoco seja menor, ou, então, não exista”, destaca Gigliotti.

Mesmo sendo poucos os candidatos que atendem a todos os requisitos exigidos e conseguem ter sucesso em diversas frentes, como no caso dos franqueados profissionais, Gigliotti lembra que “o empreendedor que deseja embarcar nesse nicho deve dominar a atuação principal do negócio e ter habilidade para administrar múltiplos serviços de uma só vez. Saber como gerir sabiamente seu tempo para calibrar a atuação em todas as franquias é outro segredo que pode ser vital para o sucesso”.