Divino Fogão encerra 2012 com 27 novas unidades e aumento de 20% no faturamento

Impulsionada pelo crescimento dos shoppings centers e pela Copa, rede espera abrir outras 30 unidades em 2013
Divino Fogão
Divino Fogão encerra 2012 com 27 novas unidades e aumento de 20% no faturamento

O segmento de alimentação é um dos carros-chefes do franchising brasileiro tanto pela performance das redes que são as mais antigas e rentáveis como pelo momento de expansão. Alinhada a este momento de aquecimento da economia nacional, com inauguração de shoppings centers e outras obras de infraestrutura visando a Copa e as Olimpíadas, a rede de restaurantes Divino Fogão alcançou resultados expressivos em 2012. A rede, que serve comida típica da fazenda e tem suas lojas apenas em shoppings, inaugurou 27 franquias, e terminará o ano com 132 unidades.

"Foi um ano de grande expansão da marca. Fortalecemos nossa presença em regiões estratégicas e ainda inauguramos unidades em localidades que ainda não atendíamos. Foi um ano excelente para a marca", comenta Reinaldo Varela, fundador e presidente da rede.

Com as novas unidades, a empresa registrou um aumento de 20% no faturamento em 2012. Para 2013, a meta do Divino Fogão é abrir outras 30 unidades: "estamos acelerando o investimento na abertura de novas franquias, pois com a chegada da Copa do Mundo, haverá uma grande procura por comida típica do país, especialmente em locais confortáveis e seguros, como os shoppings. Queremos que brasileiros e turistas identifiquem no Divino Fogão não apenas a comida típica da fazenda, mas o sabor genuinamente brasileiro dos nossos pratos", completa Varela.

Além do crescimento no número de unidades, o Divino Fogão também viu resultados expressivos na sua imagem. A empresa adotou a Sinhá como personagem da marca, e fortaleceu sua presença na web. Em junho, contratou uma agência especializada em mídias sociais, a Ato.Z Comunicação Inteligente, e, desde então, a página oficial já conta com, aproximadamente, 5 mil seguidores. A Sinhá é, inclusive, a voz da empresa nas redes.

Para Fernando Canizares, diretor de marketing da empresa, ter um personagem ajudou a humanizar a marca: "tornamos o Divino Fogão mais próximo de todos os públicos. A Sinhá, além de ter a cara do Brasil, dá o ar acolhedor que queremos que cada unidade nossa tenha". E elas não estão apenas na rede, mas também em cada unidade. São as Sinhás que recebem o público e ainda gerenciam os processos na cozinha. "Elas são as mães do Divino Fogão, que conferem o tempero e ainda recebem os convidados", explica Canizares.