Assessoria de Imprensa

Dor de cabeça: causa pode estar associada a diversos fatores


Problemas neurológicos, alimentares, além de posturais, podem ser em muitos casos o principal causador da cefaléia, popularmente conhecida como dor de cabeça. Abandonar os analgésicos e buscar uma solução definitiva com um especialista pode melhorar sua saúde e qualidade de vida
Cliente: 
Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral
Dor de cabeça: causa pode estar associada a diversos fatores
Um dos principais sintomas que leva pacientes a clínicas médicas é a conhecida  dor de cabeça. Clínicos, pediatras, fisioterapeutas, dentistas, neurologistas e neurocirurgiões são apenas alguns dos especialistas que recebem rotineiramente e tratam pacientes com o devido problema em seus consultórios. Dados revelam que ao longo da vida 90 a 100% das pessoas terão algum tipo de dor de cabeça. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaléia (SBC) 72% da população brasileira teve pelo menos uma crise de dor de cabeça em 2009, enquanto que 2% da população faz uso de analgésico diariamente para ajudar a combater a dor.
 
A Sociedade Internacional de Cefaléia (International Headache Society) reconhece mais de 150 modalidades de dor de cabeça, que pode ser dividida em primária (quando é por si só a manifestação principal da doença, por exemplo, a enxaqueca e cefaléia tensional) e secundária (quando é sintoma secundário a outra doença, como nos casos de aneurismas, tumores cerebrais e infecções). Entretanto, fatores como problemas neurológicos, alimentação ou má postura podem estar diretamente ligados ao problema. 
 
Segundo a Dra. Taíssa Ferrari Marinho, neurologista do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, “a falta de informação da população a condiciona a procurar tratamentos paliativos, como o uso de analgésicos e antiespasmódicos, o que geralmente traz um alívio momentâneo, porém, não se descobre a verdadeira causa do problema”.
 
Dra. Taíssa alerta sobre três importantes e prováveis desencadeadores da cefaléia:
 
  • Postura: vilã oculta dos problemas de dor de cabeça - A má postura é um dos grandes vilões das dores de cabeça. A postura inadequada ao se sentar para trabalhar, ao andar, ou até mesmo ao deitar-se, pode levar a uma sobrecarga na coluna cervical e, consequentemente, desencadear dor de cabeça. Além disso, ao fazer exercícios físicos (caminhada, corrida, musculação) é imprescindível se atentar à forma adequada de praticá-los, com orientações de especialistas. 
  • Alimentação adequada ajuda a evitar problemas de enxaqueca – A crise de enxaqueca pode durar poucas horas ou, em determinados casos, até alguns dias. Alguns pacientes com a doença têm dor de cabeça desencadeada por alguns tipos de alimentos. Este problema pode ter seus efeitos atenuados caso a pessoa evite os alimentos causadores (ex. doces (açúcar), álcool, cafeína e alimentos que contêm tiramina). Lembrando que o jejum prolongado também pode ser considerado um desencadeador da crise de dor. Portanto, é importante a orientação de um especialista para descobrir qual alimento evitar.
  • Analgésicos podem causar piora da dor – Os analgésicos podem tornar crônica a dor de cabeça. O consumo exagerado impossibilita o organismo de lutar sozinho contra a dor. Com o tempo o medicamento não surte mais efeito e a pessoa passa a sofrer diariamente com a dor.
 
Saiba Mais:
O Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral é formado por uma equipe multiprofissional e especializado em doenças da coluna vertebral e do sistema nervoso. Tem como objetivo desenvolver a qualidade de vida em seus pacientes, embasado em avanços científicos e tecnológicos. 
 
Dra. Taíssa Ferrari Marinho é especialista em Neurologia pela Associação Médica Brasileira e pela Academia Brasileira de Neurologia. Realizou especialização lato sensu em Epilepsia, Eletroencefalografia e em Video-eletroencefalografia pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!