EDI: tecnologia invisível que fomenta economia brasileira

Em plena Era 2.0 e no mês em que se comemora o Dia das Comunicações, o EDI se apresenta como peça fundamental na economia brasileira, integrando indústria e seus fornecedores
Sawluz
EDI: tecnologia invisível que fomenta economia brasileira

No dia 5 de maio é comemorado o Dia das Comunicações, data de nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas no Brasil. Desde o promissor ato do homenageado, entre 1890 a 1916, já passamos pela Era Industrial e também pela Era da informação - também conhecida como Era digital-, nome dado ao período após a década de 1980, que reuniu invenções revolucionárias, como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal.

Nunca, no entanto, fomos tão expostos a todo tipo de informação como na atualidade, já apelidada de “Era 2.0”. No âmbito empresarial, quanto antes um processo consegue ser finalizado por um prestador de serviços, por exemplo, mais destaque e vantagens ele e seu cliente ganham no mercado. Desta forma, soluções em EDI, do inglês Electronic Data Interchange, tornaram-se grandes aliadas destas corporações, qualificando e otimizando o tráfego de informações.

O exemplo da indústria automotiva

Para se ter uma dimensão, a indústria automotiva, por exemplo, foi recentemente impulsionada pelo discurso do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que anunciou a extensão das atuais alíquotas de IPI. O setor produziu mais de 825 mil unidades, de acordo com último balanço da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e, sem dúvida, contou com a performance de seus fornecedores para isso. É no diálogo entre estas empresas que entra a tecnologia de EDI. Para atender as demandas dos fabricantes, empresas, em sua maioria de pequeno e médio porte, tem investido cada vez mais em tecnologia como aliada aos negócios.

“A troca de informações qualitativa é primordial para um relacionamento saudável entre uma empresa e seus stakeholders, seja do ponto de vista dos clientes ou fornecedores, o EDI consegue promover este diálogo por meio de uma tecnologia segura e invisível”, explica Adoniram Silva, Diretor da Sawluz, empresa especializada no transporte, análise e armazenamento da informação, EDI e Documentos Fiscais Eletrônicos com mais de 20 anos de atuação no mercado.

Entenda o EDI na prática: