Empresa aposta no sistema de franquias para expansão da marca em cidades do Sudeste

Cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são alvos para a abertura de lojas especializadas em cartuchos remanufaturados e outsourcing de impressão. Lucros que podem chegar a 27%
Lemar Ink

O sistema de franquias garante que muitos empresários brasileiros, novos ou mais experientes, vejam as suas marcas expostas e permite a continuação ou disseminação de um modelo de negócio que foi marcado pelo sucesso. As vantagens econômicas são tantas que, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), 68 marcas brasileiras já estão no exterior.

E foi de olho nesta expansão da marca e dos negócios, em território nacional, que a Lemar Ink, empresa especializada em cartuchos e toners remanufaturados e no outsourcing da área de impressão em médias e grandes empresas, abriu a expansão para franquias em 2010 e já conta com uma loja instalada e em funcionamento na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo.

Nas lojas, a matriz está localizada em São Paulo, são realizados atendimentos de pessoas físicas para a manutenção e compra de cartuchos remanufaturados, compatíveis, originais e também o outsourcing da área de impressão de escolas e de empresas. “Há um grande número de interessados nos benefícios dos cartuchos remanufaturados e também na terceirização da área de impressão. Atendemos de 500 a 800 contatos telefônicos mensalmente na loja principal, são clientes e pessoas interessadas nos serviços. Muitos se convertem em negócios, cerca de 20% se tornam novos clientes”, comemora Letícia Bonato, diretora-executiva da Lemar Ink.

A empresa planejou dois modelos para as franquias. No primeiro, o franqueado investe R$ 50.000 para uma loja de 50M2 e necessita de 3 a 5 funcionários para as atividades de atendimento telefônico, vendas no balcão e na produção. Já para o modelo 2, o espaço precisa ser de 105M2 e os investimentos ficam entre R$ 112.000 e R$ 150.000 e requer 7 funcionários.

O faturamento do primeiro modelo recai entre R$15.000 e R$ 30.000 mil e no segundo é a partir de R$ 25.000 a R$ 65.000, a taxa de franquia sobre qualquer um dos dois é de 6%.

Ações planejadas e lucros de até 27%

A empresa deseja realizar a abertura de 3 franquias até o final do ano em cidades do interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. “O número parece pequeno, mas é necessário para que sejam mantidas as peculiaridades do negócio, pois foram anos de estudo e de aprimoramento técnico para manter a qualidade dos produtos e dos serviços. Daremos exclusividade por região para que o proprietário da loja não precise ficar concorrendo com um mesmo serviço”, complementa Letícia.

A loja matriz de São Paulo apresenta um crescimento de 40% ao ano, para a diretora esse número pode ser alcançado pelas outras, mas depende evidentemente do estudo e de garantir que os produtos apresentarão a qualidade requerida para que os clientes desejem voltar e contratar novamente os serviços.

“Os lucros podem chegar a 27%, passados os primeiros 24 ou 30 meses da instalação da loja. A manutenção das atividades é bem simples, no entanto, precisa de um treinamento sério e do estudo das normas e dos procedimentos quanto ao trabalho com os cartuchos. O ideal é que o futuro empresário tenha interesse em crescer e disponibilidade para acompanhar o negócio bem de perto nos primeiros anos”, finaliza a diretora.

"O trabalho realizado pela Ato Z Comunicação foi vital para fortalecermos a marca, a atuação da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e os temas que foram...

Doutor Gilberto Ohara

Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão