Empresas de TI buscam se destacar no mercado com identidade visual estratégica

Para criar diferenciais, companhias que oferecem soluções em tecnologia vêm ganhando espaço no mercado através de consultores que tornam suas marcas mais atrativas
New Growing
Empresas de TI buscam se destacar no mercado com identidade visual estratégica

A preocupação com a imagem de uma empresa independe de seu ramo de atuação ou tamanho. Percebendo isso, seus responsáveis e donos estão focando na construção de algo marcante, que remeta ao negócio de forma genuína. Para o setor de tecnologia não é diferente. Hoje, mesmo para quem está voltado à modernidade a todo tempo, a identidade visual pode ser a salvação da marca em meio a uma maré de concorrência.

A procura por empresas que prestam serviços voltados à tecnologia cresceu, principalmente com o atual momento de companhias de diferentes portes que tiveram que se adaptar a soluções de diversos tipos, desde armazenamento e transporte de informações a softwares que auxiliam nos processos logísticos e fiscais, por exemplo. Porém, em sua maioria, as corporações que fornecem essas soluções, geralmente, trabalham com sistemas já existentes, prestando apenas os serviços de instalação e manutenção. Este fato levou o consultor em marketing e gestão de marca para pequenas e médias empresas, Hélio Moreira, diretor da NewGrowing Group, especializada em design, marketing e branding, a estudar as necessidades para este tipo de empresa: “após uma análise, notamos que, com ideia e inovação, é possível ganhar mercado aplicando uma identidade de marca diferente, fugindo do conceito já utilizado por grandes corporações do setor”.

Foi justamente este o trabalho que a NewGrowing realizou para a SOMMA IT, empresa brasileira de consultoria especializada em BPO (Business Process Outsourcing). O consultor utilizou três pilares: estratégia de posicionamento, experiência de marca e reformulação de identidade visual. A ideia era criar um novo conceito, pensando também, no futuro e inovação da empresa. “Criamos um novo logotipo, driblando as cores e tipografia já utilizada pelos concorrentes, como os tons de azul. Utilizamos a cor verde, mais moderna. É possível, também, perceber a presença da letra grega sigma (Σ), que remete a ideia de símbolo somatório”, explica Moreira.

Para o consultor, o mais importante é o resultado final, que reforça, acima de tudo, os valores, visão e missão da empresa. “A identidade visual deve estar sempre atualizada com as evoluções da marca, do mercado e público alvo, não apenas conceitualmente, mas visualmente também”, finaliza.