Escolas de idiomas: promissor mercado dentro do franchising

Além do amplo mercado que a área de educação disponibiliza, franqueados podem contar, em alguns casos, com empresas que prospectam o mercado e oferecem diferentes áreas de negócios para atuação
Seven Idiomas
Seven unidade Aclimação

O setor de franchising, amparado por números cada vez mais atrativos, vem se destacando quando o assunto é empreender. Auxiliado pelas perspectivas de crescimento do mercado, muitos brasileiros se veem cada vez mais cedo ‘obrigados’ a aprender outros idiomas, em especial o inglês, para crescer ou se manter no mercado. Essa tendência torna as escolas de idiomas um promissor mercado, que, por sua vez, oferecem a seus franqueados um leque de atuação mais amplo que o ‘tradicional’, oferecido no mundo do franchising.

Para Patrícia Romano, gerente de franquias da Seven Idiomas, “para se destacar no mercado de idiomas, é preciso ter muito mais que apenas um ponto comercial de destaque e uma bandeira forte. É preciso oferecer algumas opções de negócios que não são comuns, nem no franchising e nem na área educacional para se destacar. Um modelo de negócio capaz de potencializar o faturamento dos franqueados sem que seja necessária uma ampliação do espaço físico pode ser uma alternativa para atrair os empreendedores”.

Essa possibilidade permite ao franqueado que amplie sua possibilidade de diversificar a fonte da receita trabalhando com três diferentes áreas de negócios dentro da mesma franquia. Ou seja, com a sede instalada em uma região da cidade, o empresário poderá atender o público físico na escola, oferecer cursos customizados às empresas e a seus funcionários, conforme as necessidades da organização, e, além disso, levar soluções personalizadas aos colégios com cursos intra e extracurriculares.

Patrícia explica que “a Seven Idiomas oferece a seus franqueados três diferentes áreas de negócios: In House (cursos nas unidades), In Company (soluções em idiomas nas empresas) e Colégio (soluções em idiomas nos colégios), esta última atendendo diretamente a necessidade brasileira. Desta forma ampliamos o leque de possibilidade para o futuro franqueado conquistar novos alunos, sempre oferecendo a mesma dedicação, qualidade e com foco em atender as expectativas de aprendizado”.

A possibilidade de trabalhar em diferentes segmentos com o mesmo negócio é um atrativo para quem pretende investir em uma franquia de idiomas. Outro fator importante é a marca, produtos e serviços reconhecidos no mercado, o que diminui o risco do negócio não ter sucesso.

Saiba mais: Patrícia Romano é gerente de franquias da Seven Idiomas. A rede, que atende 16 colégios, também possui em sua carteira de clientes mais de 200 empresas conveniadas, entre elas: Unilever, Nielsen, LG e Bayer.