O que esperar do Windows Phone 7?

Sétima versão do Windows Phone é comentada por Marcos Amorim, diretor da Blink System, que esteve presente no primeiro evento técnico do sistema em Las Vegas, EUA
Blink Systems
Marcos Amorim

O smartphone, telefone inteligente, virou moda entre os brasileiros. Segundo dados da consultoria Gartner, em um ano a quantidade de aparelhos vendidos aumentou 69,2%. No segundo trimestre de 2010, foram vendidos 1,06 milhão de smartphones no Brasil, contra 629 mil no segundo trimestre de 2009.

No que depender da Microsoft com o lançamento do Windows Phone 7, nova linha de sistemas operacionais para smartphones, este número vai aumentar ainda mais. A empresa já tem U$ 400 milhões de dólares comprometidos para o uso em marketing no lançamento, mas para Marcos Paulo Amorim, diretor-executivo da Blink Systems, este número pode ser maior. “Podemos comparar com a campanha para o Windows Vista, que teve um investimento de ‘apenas’ U$ 500 milhões em dois anos, no lançamento do Windows 7 foram gastos U$ 300 milhões. Ao todo, dificilmente o investimento neste produto será menor do que U$ 2 bilhões”, explica Amorim, sócio-fundador da empresa, que há mais de 12 anos desenvolve aplicativos para pockets e smartphones.

Segundo o executivo, que acompanha o Windows Phone desde os primeiros passos do desenvolvimento, esteve presente na primeira apresentação pública em Barcelona e no evento técnico em Las Vegas, quando o sistema foi apresentado aos parceiros, além dos investimentos em marketing para seduzir o público final, a sétima versão da plataforma rompe as barreiras com seus antecessores e inova de uma forma há muito tempo desejada pelo mercado. “Muitos dizem que a Microsoft perdeu tempo e mercado e a sua plataforma sumiu perante a concorrência: iPhone (Apple), Android (Google) e Symbian (Nokia). O sistema veio para superar tudo isto e agora está pautado na integração dos seus programas com os usuários finais e suas redes sociais”, complementa Amorim.

Estas integrações e as atualizações automáticas permitem que o usuário tenha acesso rápido e seguro para as redes sociais como o Facebook, o LinkedIn, o Windows Live e o Twitter. “Todas as fotos do telefone podem subir automaticamente para o Facebook ou mesmo descer para o seu cartão de memória de forma transparente. É tão impressionante que as atualizações feitas nos contatos destas redes sociais são disponibilizadas imediatamente no celular”, comenta o executivo.

Os aficionados em jogos terão até o seu espaço reservado para brincadeiras, pois o Windows Phone permite o uso da conta do XBOX Live para arquivar os melhores desempenhos do jogador e travar disputas on line com vários participantes. Nesta versão haverá vários jogos disponibilizados no console do vídeo-game “Com isso vemos que a Microsoft quer levar a diversão para os usuários e isto é uma forma de ganhar a simpatia pelo uso dos aparelhos que levam o sistema”, diz Amorim.

Nos Estados Unidos será possível baixar músicas e filmes diretamente para o celular através do serviço do Zune (dispositivo equivalente ao iPod/iTouch da Apple). “É provável que este serviço também venha para o Brasil com o tempo. Com ele será possível realizar a locação de filmes para assistir diretamente no seu pocket ou até mesmo na TV, já que alguns aparelhos virão com um recurso que permite a ligação direta para o aparelho”.

Diferenciais feitos para surpreender os usuários:

- Se utilizar os recursos de cloud computing disponibilizados para o Office será mais fácil atualizar os documentos no PC ou do Notebook, sem se preocupar em fazer cópias de um dispositivo para o outro;
- GPS embutido no sistema que permite que o usuário localize rapidamente uma loja ou serviço, com informações sobre o endereço, o mapa e a rota para chegar ao destino;
- Câmera de no mínimo cinco megapixels de resolução;
- Games consoles, concorrentes do PSP e do Nintendo DS;
- Agenda pessoal e acesso a chats;
- Leitores de e-mails e de e-Books;
- É possível ouvir música e ter em mãos o serviço para a locação do filme do final de semana (este último não há data para chegar ao Brasil);
- Acesso à conta bancária para verificar o saldo e os últimos lançamentos, sem ter que ir a uma agência;
- Compra de diversos programas;
- Bateria com uma maior autonomia, pois sem este formato seria impossível a utilização de todos os recursos presentes no sistema.