Exames de proficiência preparam crianças e adolescentes para diferentes etapas da vida

Além de comprovar a habilidade no idioma estrangeiro, testes realizados de acordo com faixa etária dos estudantes servem para atenuar medos e frustrações ao longo da vida
Seven Idiomas

Comprovar que seu idioma estrangeiro, seja inglês ou espanhol, está afiado, além de ser certificado por universidades internacionais com grande prestígio é, para muitos, uma realização profissional e pessoal. A facilidade em abrir portas de grandes empresas, assim como a importância na vida profissional, são apenas alguns dos muitos atrativos para realizar exames de proficiência. Entretanto, o que antes era restrito ao mundo profissional, há alguns anos tem atraído muitas crianças e adolescentes.

Divididos em diferentes níveis, os exames de proficiência têm despertado o interesse de crianças e adolescentes cada vez mais cedo. “Hoje, é comum vermos crianças de nove, dez anos de idade se inscrevendo para os exames de Cambridge e adolescentes para o D.E.L.E. (Universidade de Salamanca)”, revela Debora Schisler, gerente da área de exames internacionais da Seven Idiomas, escola de idiomas com mais de 24 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol.

Mais que preparar para a proficiência no idioma estrangeiro, esses testes internacionais, que seguem rigorosos procedimentos de qualidade, conseguem também preparar as crianças e adolescentes para diferentes etapas da vida. “Como os testes são divididos por níveis, as crianças, muitas vezes, antes de realizarem os primeiros exames, ficam apreensivos, mas a grande maioria sai confiante e perde o receio de realizar tanto todos os exames seguintes, quanto os de outras disciplinas, seja na escola, ou, então, em cursos particulares”, destaca Debora.

Esse fato contribui positivamente no aprendizado do estudante – tanto do idioma quanto de outras áreas. Debora afirma que “assim como o teste, o conhecimento adquirido não envelhece. Além de avaliar todas as habilidades da criança, os exames servem para preparar os estudantes para desafios ainda maiores, que serão encarados futuramente. Tanto profissionalmente quanto particularmente”.

Aprovado no exame KET de Cambridge aos 14 anos de idade

Isabela Cavalli de Souza, hoje com 15 anos de idade, realizou um simulado na escola de idiomas que estuda e viu que seu resultado não seria suficiente para ser aprovado no exame de Cambridge. “Notei que era preciso alterar minha forma de estudo, organização e disciplina caso quisesse ser aprovada. O resultado negativo do simulado me ajudou a ter mais concentração e disciplina para conseguir ser aprovada no exame de Cambridge, que realizei sete meses depois do simulado”, afirma Isabela, que em 2011 também foi aprovado no exame PET (um nível acima do KET), de Cambridge.

Denise Cavalli, mãe da estudante, revela que “a filha, em vez de ficar frustrada com o resultado negativo do simulado, se motivou a melhorar seu desempenho. Esse fato mudou completamente seu perfil como estudante, não só de idiomas, como do ensino regular também. Isso fez que ela despertasse e mudasse seu perfil, visando, sempre, a melhoria contínua”.

Saiba mais: Debora Schisler é gerente da área de exames internacionais da Seven Idiomas, escola de idiomas com mais de 24 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol. – www.sevenidiomas.com.br