Expansão meteórica do setor automotivo desperta filão de franquias

Dados da FENABRAVE e ABF mostram que segmento irá gerar grandes oportunidades para empreendedores desta área
Station Car
Expansão meteórica do setor automotivo desperta filão de franquias

Vendas crescentes, novas marcas entrando no mercado brasileiro, aumento do poder aquisitivo das classes C e D, além do crescimento de dois dígitos do franchising em 2010. Fatores como esses fazem o setor automotivo despertar como grande filão para possíveis investidores. Utilizando uma forma testada e aprovada, como as franquias de serviços automotivos, empresários podem diminuir ainda mais o risco de insucesso do negócio.

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o país vendeu mais de 306 mil unidades (entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) apenas no mês de março. O crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior é de 11,6%, quando foram comercializadas pouco mais de 274 mil unidades.

Com este resultado, o 1º trimestre do ano alcançou a marca de 825 mil unidades comercializadas, mostrando uma alta de 4,7% sobre os três primeiros meses de 2010. “A chegada de novas marcas ao país, a expansão do crédito, taxas e prazos atraentes nos financiamentos, além da ascensão das classes C e D são os principais motivos que elevam as perspectivas para este setor, que mostra sólido crescimento e se torna cada vez mais um dos pilares da economia do país”, afirma André Avny, master franqueado da Station Car, franquia do setor automotivo com 11 unidades espalhadas em quatro estados.

Esta expansão, aliada ao crescimento do setor de franchising, que, segundo dados da ABF (Associação Brasileira do Franchising) cresceu 20,4% em relação ao ano anterior, alcançando R$ 76 bilhões, contra R$ 63 bilhões de 2009, mostra o potencial dos modelos testados e aprovados. Avny explica que “o setor de franquias é um mercado atrativo para diversos segmentos, porém, na área de serviços e acessórios automotivos, o forte crescimento, tanto do setor quanto do franchising, tornam a possibilidade de ganhar dinheiro mais atrativas, fazendo, assim, empresários enxergarem um grande filão para se investir nas franquias relacionadas à área automotiva”.

A empresa, que após 35 anos vivenciados com a maior rede internacional do setor, lançou sua marca em janeiro deste ano, tem faturamento aproximado de R$ 2 milhões / mês. A rede espera encerrar o ano com 16 unidades.

Avny destaca que “hoje é impensável as pessoas deixarem seus carros 15 ou 20 dias fazendo algum reparo. Pensando neste filão, a rede oferece, entre outros serviços, equipamentos e profissionais preparados para fazerem pequenos reparos automotivos em questão de horas ou minutos. É possível deixar o automóvel na oficina, assistir um cinema ou fazer compras e pegá-lo zerado (sem amassados, riscos, arranhões) no mesmo dia”.

Saiba mais: André Avny é master franqueado da Station Car, franquia com 11 unidades distribuídas em quatro estados brasileiros – www.stationcar.com.br