A Fechando o Gol, academia de goleiros, prepara esportistas com a técnica e a metodologia do Zetti

Aprimoramento técnico, aulas práticas e teóricas fazem parte dos treinamentos dos alunos da Fechando o Gol, academia de goleiros
Fechando o Gol

A lista de jogadores brasileiros que atuam fora do País é bem extensa. No caso dos goleiros, o número de atletas nesta posição é reduzido, mas começam a despontar. Júlio César, Dida e Hélton são alguns exemplos de goleiros que jogam em grandes times europeus. Antes atuar como goleiro ou arqueiro era sinônimo de jogador ruim em campo, atualmente, a posição é considerada como estratégica e vital para o sucesso do time.

Mesmo com a inserção de técnicas mais avançadas nos treinos dos jogadores. O treinamento para goleiro, por sua posição diferenciada, não seguiu as mesmas regras em avanços e métodos. Faltam nas equipes o conhecimento, a técnica e o método para treinar este atleta.
E foi pensando em oferecer preparo para esportistas amadores ou profissionais, adultos e crianças que querem melhorar sua perfomance, que o Zetti, ex-goleiro profissional e atual empresário, fundou a Fechando o Gol. A academia de goleiros nasceu em 2008 de uma sociedade com Fábio Mello, ex-atleta profissional de futebol e atual gestor esportivo, com pós-graduação em administração e marketing esportivo e Guilherme Setúbal, administrador de empresas e com MBA (Master of Business Administration) em Finanças.

“A academia é pioneira no trabalho de treinamento de goleiros. Tem condições de preparar o aluno para torná-lo um goleiro, devido aos métodos implantados e as técnicas dos professores e outros colaboradores envolvidos na academia. Toda a metodologia foi desenvolvida baseada nos meus anos de experiência como goleiro profissional e de estudo sobre as melhores técnicas em treino, inclusive de outros países”, comenta Zetti.

Rodrigo Rocha, coordenador da Fechando o Gol, analisa a academia, não apenas como um celeiro de treinamento para jovens profissionais que almejam entrar em times, mas também como um local de preparo para adultos que gostariam de aprender mais sobre os métodos dos treinos profissionais para goleiros. “Nos treinamentos são seguidos os critérios da metodologia do Zetti e ainda são baseados no desenvolvimento da liderança, da observação, da confiança, dentre outros. São alguns pontos que trabalhamos para que o jovem adulto possa ser um goleiro profissional ou para o goleiro desenvolver mais habilidades”.

A Fechando o Gol hoje tem 120 alunos matriculados, com faixa etária de 8 a 65 anos, que treinam, em média, duas horas por semana. Cada aluno recebe conhecimento e aprimoramento técnico, aulas práticas e teóricas, desenvolvimento físico, intercâmbios e estágios. “São realizadas avaliações periódicas, que mensuram como está o desenvolvimento do aluno, além disso, a academia é um ponto de apoio para o ingresso nos clubes nacionais e internacionais. Outro quesito importante é o gerenciamento da carreira, direcionando-o para as melhores oportunidades”, explica Rocha, com 15 anos de atuação na área esportiva.

Para o coordenador, além das técnicas oferecidas, o sucesso da metodologia está baseado na avaliação individual. “Analisamos cada aluno, a idade, a estatura e a possibilidade de desenvolvimento e aprimoramento das técnicas. Quando o aluno chega na academia consideramos todos os pontos positivos para ser um goleiro e os que ainda deverão ser desenvolvidos com o treinamentos. Sempre obtivemos ótimos resultados com os adultos e com as crianças matriculadas”, finaliza Rocha.