Financiamentos facilitam a compra de imóveis de alto padrão

Aquisição de loteamentos com taxa de juros de até 0,95% ao mês já corresponde a 80% das vendas em dois empreendimentos de cidades do interior de São Paulo
Apoena Imóveis e Carmel Marketing
Financiamentos facilitam a compra de imóveis de alto padrão

A busca das pessoas pela qualidade de vida, segurança e maior contato com a natureza mudou a paisagem de cidades do interior mais próximas da capital paulista, como Itu, Pindamonhangaba, Taubaté, Sorocaba, Indaiatuba, dentre outras, onde é forte a presença dos loteamentos de alto padrão. Segundo a Embraresp (Empresa Brasileira de Estudo de Patrimônio), em 10 anos surgiram 85 mil lotes no interior de São Paulo.

Muitos desses loteamentos já oferecemtotal infraestrutura para o lazer, como pista de cooper, áreas de convivência, locais para a prática de esportes aquáticos, hípica, restaurantes, portarias com segurança 24 horas e outros. “Na concepção desses loteamentos são considerados os aspectos que essas pessoas buscam, a segurança da família, a praticidade para chegar à capital – já que muitos continuam trabalhando na capital - e o lazer que deve estar integrado ao empreendimento. Além disso, há a questão das formas de pagamento que devem ser acessíveis”, complementa Durval Rodrigues Paulo, engenheiro civil e diretor da Carmel Marketing, que já realizou o lançamento de dez empreendimentos em parceria com a Apoena Imóveis.

Nos dois últimos lançamentos das empresas, o Bothânica em Itu e Reserva dos Lagos em Pindamonhangaba, cerca dos 80% dos lotes comercializados foram adquiridos por meio de financiamento direto com a incorporadora. “É uma praticidade, pois muitos preferem não esperar pela ajuda dos bancos, devido à demora e até as taxas de juros mais altas, e optam por utilizar o nosso sistema de financiamento. A taxa praticada é de 0,95% ao mês, enquanto no mercado está em torno de 1%. Isso também impulsiona a aquisição do imóvel, queatualmente trata-se de uminvestimento sólido para toda a família”, complementa Alexandre Cardoso, diretor da Apoena Imóveis.

Os moldes do financiamento, segundo os diretores, apresentam vantagens para os donos dos loteamentos, pois é possível a utilização dos recursos financeiros da família para iniciar a construção do imóvel. “Para tanto o valor a ser pago mensalmente não pode ultrapassar 20% da renda da família e isto também inibe a inadimplência e até problemas futuros. Isso garante que ela terá recursos para realizar o projeto arquitetônico, a construção da casa e continuar a arcar com as despesas diárias. O sonho de um imóvel que preencha todas as expectativas de grande parte das famílias brasileiras não fica tão distante”, complementa Cardoso, formado em administração de empresas.

Orientações para adquirir loteamentos de alto padrão com sistemas de financiamento:

- Procure por incorporadoras e construtoras que tenham financiamentos próprios, pois isto inibe a burocracia e a demora comum;

- O valor pago da parcela não pode ultrapassar 20% da renda familiar;

- Os juros praticados não podem ser maiores que 1% ao mês;

- Atenção as multas contratuais ao efetuar o pagamento fora da data estipulada, pois podem aumentar o valor do imóvel no final;

- Adquira o imóvel que está ao alcance da renda da família.