Franchising atrai empresários que atuam como licenciados

Empreendedores contam como identificaram novas oportunidades de negócios 'dentro de casa'
Easycomp Plus
Franchising atrai empresários que atuam como licenciados

Com faturamento de R$ 103 bilhões em 2012, os números do franchising no Brasil são positivos e isso atrai (cada vez mais) novas empresas a entrar para este mercado. Neste formato de negócio desde 2011, o Grupo Easycomp, que há 20 anos atua com o modelo de licenciamento, revisitou o formato da empresa e lançou o formato de franquia Easycomp Plus, o que despertou o interesse de um novo perfil de investidor devido a padronização e segurança do negócio. A nova marca já conquistou 20 franquias em 2012, sendo que sete estão em fase de implantação. Dessas, 11 foram conversão do modelo de licenciamento para franquia.

“Ficamos surpresos com esta demanda. Descobrimos que a procura pelo formato de franquia se deve, principalmente, pelo suporte, como treinamentos e padronização oferecidos pela franqueadora. Temos um caso no interior de São Paulo em que no dia da inauguração, já no formato de franquia, foram realizadas 60 novas matrículas. Neste caso, a comunicação visual padronizada atraiu novos olhares, o que impactou diretamente no faturamento”, explica Jaques Grinberg Costa, diretor da rede, que se inspirou no dia a dia do Grupo para iniciar a formatação. “Esse empreendedor, que já tem uma escola e utiliza a metodologia, com certeza, tem uma grande possibilidade de obter um crescimento significativo em seu negócio, dessa vez dentro de um formato profissional e que está sendo utilizado nacionalmente”, completa.

Atualmente a marca possui 908 licenciados no Brasil e exterior e a ideia é converter um total de 100 escolas até o final de 2013. “O primeiro passo para efetivar esta ação foi solicitar a manifestação dos clientes com interesse no formato de franquia e, devido ao grande interesse, iniciamos o mapeamento desses empresários, avaliando o perfil de cada um e a região de atuação. O novo formato já proporcionou um aumento no número de matriculas nas 11 escolas convertidas e uma maior visibilidade”, conta o empresário.

De licenciado para franqueado
Há cinco anos, Joyce Bortolai Martins atua como licenciada da marca Easycomp na cidade de Atibaia (SP). Atualmente, com 400 alunos matriculados, a empresária estuda converter a escola para franquia. “O que mais me interessa no modelo de franquia é o suporte oferecido ao franqueado. O Grupo Easycomp já me auxiliou por diversas vezes e acredito que como franqueada da marca essa relação será ainda mais produtiva”, explica.

Outro caso é do empresário Paulo Roberto Gomes Duarte, que tinha duas escolas licenciadas – ambas no interior do estado de São Paulo – e migrou, uma de cada vez, para franquia. “Eu sentia falta que a comunidade enxergasse minha empresa como uma escola que oferece uma gama de cursos profissionalizantes e não apenas como uma escola de informática. Foi uma questão de necessidade, pois percebi que há muito tempo minha empresa estava estática. Eu sentia falta de treinamento adequado. Converter o modelo de negócio para franquia contribuiu muito para ganhar a visibilidade que eu desejava. Inaugurei a segunda unidade franqueada no começo do ano e já tivemos um aumento considerável no número de matrículas”, afirma.

Licenciamento X Franqueados

O licenciamento, no caso do Grupo Easycomp, é um modelo de negócio no qual o empresário adquire a licença de uso da metodologia de ensino e material didático. Já o modelo de franquia disponibiliza ao empresário padronização, suporte, consultoria de campo, treinamento inicial e de reciclagens, além de suporte administrativo em tempo integral.