Franquias aportam no interior do país

Alto poder aquisitivo, facilidade para encontrar pontos comerciais e baixo preço de alugueis são fatores que levam as redes para cidades com menos de 1 milhão de habitantes
Seu Professor
Franquias aportam no interior do país

Escassez de pontos comerciais, alto preço de terrenos nas grandes cidades e a busca de novos mercados consumidores. Ao vislumbrar este cenário, muitas franquias veem nas cidades do interior uma oportunidade para crescimento e expansão de suas redes. E, de fato, o mercado em cidades com menos de um milhão de habitantes está aquecido. Com a expansão da classe C, o poder aquisitivo destas regiões aumentou.

Dos 56 novos shoppings previstos para 2011 no Brasil, 36 estarão em cidades com menos de um milhão de habitantes, no interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers). Além desta crescente demanda, quais outros motivos levam redes a investir no interior do país?

Com sete de suas nove unidades instaladas em cidades do interior, a rede Seu Professor – única no país a oferecer reforço escolar virtual para estudantes do ensino fundamental e médio – acredita que investir neste mercado é primordial: “é um nicho absolutamente estratégico, pois são cidades cujo poder aquisitivo aumentou, mas ainda possuem carências no que se refere à educação, capacitação profissional e saúde”, avalia Ricardo Althoff, diretor de expansão da franquia. “No nosso caso, a logística e operação do negócio em cidades do interior são mais fáceis, o que atrai mais empreendedores”, revela.

Segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a cidade de Campinas (SP) recebe cerca de 35 novas empresas por dia. Pensando nesse atrativo mercado, a Easycomp Plus Centro de Ensino Profissionalizante, que possui três unidades franqueadas nas cidades de Ibiúna, Vargem Grande do Sul e São Sebastião da Grama/SP, planeja abrir mais 30 unidades em todo país até o final deste ano, principalmente em cidades interioranas. “Com a chegada de novas empresas na região de Campinas, consequentemente, aumentará a oferta de vagas no mercado de trabalho. Jovens e adultos deverão buscar aprimoramento de suas qualificações profissionais através de cursos profissionalizantes, de informática e inglês, tanto para quem procura por uma nova oportunidade quanto para quem busca o primeiro emprego”, explica Jaques Grinberg Costa, diretor executivo da Easycomp Plus.

Já a rede Nação Verde, franquia que desenvolve e comercializa produtos 100% naturais e orgânicos, que está presente na capital paulista e na cidade de Mogi das Cruzes (SP), planeja para o primeiro semestre de 2012 a inauguração de mais seis unidades, das quais duas estarão em cidades interioranas (Jacareí e São José dos Campos/SP), duas no litoral paulista (Santos e Caraguatatuba) e duas em capitais (São Paulo e Goiânia/GO). “A expansão da rede para cidades do interior e litoral é estratégica para o fortalecimento da marca, já que as cidades médias e algumas litorâneas possuem grande representativa na economia do país”, destaca Ricardo Cruz, sócio-fundador da Nação Verde.

A rede de franquias paranaense inFlux English School, rede de escolas de idiomas, possui 75 unidades em 12 estados do país e é pioneira em apostar em cidades do interior.  Ao todo são 36 unidades que encontraram um mercado aquecido nestes municípios. “Cada local tem uma particularidade que é levada em consideração no momento de abrir uma franquia, seja a quantidade de moradores, a infraestrutura, o nível de escolaridade, a quantidade de empresas da região ou todos os itens juntos, mas vale lembrar que até hoje nenhuma cidade avaliada se mostrou inviável para a inFlux. Todos os municípios têm potencial para obter sucesso. Possuir grandes diferenciais é fundamental para ganhar qualquer mercado, assim como o comprometimento de cada empreendedor”, explica Ricardo Leal, diretor-presidente da inFlux. Ainda, segundo Leal, “outros fatores que levam o empresário a investir em unidades do interior é o desejo de trabalhar no local onde mora ou até mesmo em cidades próximas”, afirma.