Franquias apostam em microempreendedores para ampliarem atuação

Benefícios do governo aos empreendedores individuais, aliado ao baixo investimento de franquias home-based, permite que redes consolidem marcas e se tornem alternativas para quem deseja ter um negócio
Medis
Franquias apostam em microempreendedores para ampliarem atuação

Com as vantagens oferecidas pelo governo aos microempreendedores, como taxação de impostos em valores fixos, parte burocrática a custo zero e benefícios da Previdência Social somadas aos benefícios de flexibilidade de horários e baixos investimentos das franquias home-based, algumas redes de franchising ampliam suas atuações e permitem que os empreendedores superem os desafios de ter o próprio negócio.

Nesse atrativo e promissor mercado, a Medis, rede especializada na fabricação, comercialização e distribuição de produtos odontomédicos, possibilita ao futuro empreendedor ter sua própria franquia com investimentos a partir de R$ 20 mil. Incrementar o orçamento doméstico, ou, então, adentrar no mercado, sendo responsável por uma marca pioneira na prestação de serviços na área de paramentação cirúrgica, é a aposta da rede para atrair interessados e consolidar a marca que está presente em oito estados brasileiros.

“Mais do que novos franqueados, queremos que as unidades abertas sejam sustentáveis. Dentro dessa condição, conseguimos formatar uma franquia que pudesse ser adquirida e desenvolvida pelo empreendedor individual, com menos impostos e entraves burocráticos que dificultariam o dia a dia do franqueado”, explica o sócio e diretor, Alessandro Laudares.

Há 14 anos, quando iniciou suas atividades, a Medis fabricava máscaras, toucas, aventais e outros materiais de paramentação médica. Hoje, a marca conta com 23 franquias e mais de 3 mil produtos licenciados, atendendo a consultórios médicos e odontológicos, além de grandes hospitais.

Através de treinamentos contínuos, em módulos presenciais ou online, de seu sistema de vendas e produtos, a rede também fornece aos empreendedores toda a estrutura de lojas virtuais, sistema integrado para operações, ações de propaganda e marketing e know how de mercado ao futuro franqueado.

Parceria com 3M alavanca os planos de expansão da rede, que pretende encerrar 2012 com 80 unidades

A parceria estratégica, realizada recentemente com a empresa 3M, especializada em materiais e soluções para diversos segmentos do mercado, alavancou os planos de expansão da rede, que pretende chegar a 80 unidades até o final de 2012 e ter mais de 8 mil produtos licenciados, ampliando, consequentemente, as possibilidades de atuação de seus franqueados.

O prazo de retorno do investimento varia de 12 a 18 meses. O lucro líquido gira em torno de 12% a 20% do faturamento bruto da unidade, que pode ficar entre R$30.000,00 e R$50.000,00 por mês, dependendo do perfil empreendedor do futuro franqueado.