Franquias: decidir entre as (inúmeras) opções requer consultoria profissional

Quem nunca pensou em ter uma franquia alguma vez na vida? Esse é o desejo de muitos empreendedores, porém, a escolha deste investimento deve ser mais cuidadosa do que uma simples aventura no mundo do franchising
Fran Systems
Franquias: decidir entre as (inúmeras) opções requer consultoria profissional

Franquia parece mesmo ser uma ótima opção: negócio formatado, pronto para ser aberto e começar a colher os resultados. A fórmula atrai, mas até que ponto precisa estar alinhada com o perfil do empreendedor? Como descobrir a melhor opção? Essa é a dúvida mais frequente entre empreendedores que optam por investir em uma franquia, sejam eles de primeira viagem ou mais experientes. O labirinto dos dados, dos números e dos documentos legais, além da própria quantidade de opções existentes no mercado, torna a escolha uma árdua tarefa.

O faturamento bilionário do setor pode ofuscar a visão de empreendedores arrojados e ansiosos. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que nos últimos três anos o mercado de franquias cresceu mais de 50%, e de 2002 para cá o setor dobrou de tamanho. Em 2009, as mais de 80 mil unidades pertencentes às 1460 redes de franquias, alcançaram um faturamento de R$ 63 bilhões. As expectativas para 2010 preveem uma expansão de 19% do mercado de franquias, fazendo com que o setor alcance um faturamento de R$ 75 bilhões, com aproximadamente 90 mil pontos de vendas e 1774 marcas diferentes. Mas como mergulhar neste mercado e obter bons resultados?

“No processo de escolha do conceito certo, é importante analisar muitos aspectos além dos números. É fundamental que o processo se inicie pela avaliação minuciosa do perfil do empreendedor, como, por exemplo, suas habilidades e gostos pessoais, o tempo e o capital que pretende investir no negócio, entre vários outros detalhes,” explica Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimentode negócios e de franquias, e pioneira no desenvolvimento de uma metodologia para realizar um diagnóstico do empreendedor e identificar os perfis de negócios mais apropriados.

Algumas dicas podem ser muito úteis para evitar desperdícios de investimentos. Gigliotti enumera sete preciosos questionamentos antes de apostar suas fichas em um novo negócio. São elas:

• Tenho vocação para ser empreendedor? Tenho o perfil ideal para se tornar um empreendedor de sucesso?
  • Como fazer para escolher adequadamente a atividade certa ao meu perfil? Qual o segmento que poderá se adequar melhor ao meu estilo?
  • Quero investir numa franquia, mas qual a que me trará maiores resultados com o melhor apoio?
  • Qual o negócio que cabe no meu bolso? Quais marcas possuem potencial de crescimento no atual momento?
  • Como me qualificar para candidatar-me a uma franquia?
  • Quais as perguntas que devo fazer para conhecer as barreiras, os riscos e as armadilhas das oportunidades oferecidas?
  • Quem pode me ajudar a fazer um plano de negócios a longo prazo?

Orientação profissional: forte aliada para evitar surpresas num setor tão aquecido

Entre as inúmeras opções existentes para se investir, muitos empreendedores acabam ficando em ‘cima do muro’ e inseguros no momento de comprometer-se com uma rede. A orientação profissional pode colaborar significativamente, direcionando esses profissionais para a melhor alternativa, visto que cada perfil necessita de uma análise minuciosa e diferenciada.

O empresário de Caxias do Sul, André Lima, se sentiu atraído pelo mercado de franchising em 2007. No ano seguinte, com a ajuda de uma orientação profissional especializada, descobriu que seu perfil estava voltado às atividades como ‘acessórios pessoais’, ‘negócios e serviços’ e ‘vestuário’. Com este resultado a consultoria listou e avaliou as possibilidades, sempre analisando as condições financeiras e expectativas do cliente, evitando direcionar seus investimentos de maneira inadequada.

“Foi fundamental a consultoria para me nortear e direcionar melhor meus investimentos. Oportunidades que até então acreditava serem viáveis, foram as primeiras a serem descartadas. Três anos após ingressar na área do franchising, já tenho três franquias de diferentes bandeiras”.

Gigliotti ressalta que muitos empreendedores mudam suas opções de investimento após terem contado com alguma consultoria especializada neste setor. “A experiência adquirida ao longo dos anos no mundo do franchising nos levou à conclusão de que, em muitos casos, os empreendedores, ficam deslumbrados pelo bom momento desse setor econômico, sem focar nos seus objetivos pessoais”.

Saiba mais:Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimentode negócios e de franquias. A empresa possui em sua carteira de clientes empresas, empreendedores, franquias e franqueados de variados segmentos, entre eles: Agility, IPESSP, Sal e Brasa, Sunbelt Business Brokers, Nobel, Devassa, Pizza Hut, Pra que marido, Seven Idiomas, Vanilla Caffe e Station Car entre outras.

Assessoria de imprensa: Ato Z Comunicação

Tags:

Assessoria de imprensa; Mídia; Comunicação interna; Revista Customizada; Publicação customizada; Comunicação