Franquias flexíveis permitem aos empreendedores expandirem negócios

Na Seven Idiomas, o empreendedor pode optar por até quatro áreas de atuação, dentro e fora de sua unidade
Seven Idiomas
Franquias flexíveis permitem aos empreendedores expandirem negócios

O setor de franquias no Brasil tem crescido cada vez mais, impulsionado por novos empreendedores que buscam ter seu próprio negócio. Porém, com a atual quantidade de marcas e segmentos de atuação, é preciso ter diversidade de produtos para garantir a rentabilidade do investimento. Isso pode ser um atrativo para quem pretende abrir uma franquia de idiomas, por exemplo.

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franchising cresceu 16,9% em 2011, com um faturamento de R$ 88,8 bilhões, e é esperado um cenário de maior desenvolvimento nos próximos anos, principalmente nas áreas de idiomas, alimentação, turismo e hotelaria, devido à realização da Copa do Mundo e Olimpíadas no país. Não deixar os empreendedores restritos apenas a um determinado mercado é a aposta da rede Seven Idiomas, escola de idiomas com 25 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, que oferece aos franqueados da marca até quatro diferentes áreas de atuação dentro de um mesmo negócio.

Para Steven Beggs, CEO da Seven, “é possível que o franqueado amplie em até mais três áreas seu negócio, fazendo com que ele diversifique a fonte da receita de sua unidade”. Isso porque na Seven Idiomas, há quatro áreas de atuação: In House (cursos nas unidades), In Company (soluções em idiomas para empresas), Colégios (soluções em idiomas para colégios - no qual a rede possui mais de 13 anos de experiência na gestão especializada de programas de idiomas em escolas particulares) e a possibilidade da franquia também ser Centro aplicador de exames de Cambridge ESOL (proficiência em inglês) e dos exames D.E.L.E. da Universidade de Salamanca (proficiência em espanhol).

Quando existem outras áreas para serem exploradas, as chances de o empreendedor sofrer com prováveis oscilações do mercado diminuem. Beggs diz que “além da diversidade dos produtos oferecidos, que equilibram eventuais perdas, o franqueado também deve se informar sobre a marca que deseja contratar – priorizando as mais bem avaliadas do mercado”. Hoje, já são mais de 2031 marcas de franquias no país, que está em 4º lugar no ranking mundial, atrás apenas da Coréia do Sul, Estados Unidos e China. “A confiança e credibilidade são componentes essenciais na relação entre os envolvidos em um negócio - franqueador, franqueado e clientes - para que ele possa, realmente, dar certo e prosperar”, finaliza o CEO.