Franquias: mixed-use se tornam alternativa para driblar problemas com ponto comercial

Empreendimentos que reúnem escritórios comerciais, apartamentos residências e, muitas vezes, shopping centers, tendem a ganhar cada vez mais moradores e, consequentemente, consumidores
Fran Systems

Na hora de abrir uma franquia de qualquer segmento, podemos considerar a localização de um ponto comercial estratégico uma das mais difíceis missões para o empreendedor hoje em dia. Para driblar essa dificuldade, franqueadores têm se aliado com futuros franqueados para que suas redes cresçam. Uma dessas alternativas, que começa a ganhar cada vez mais força nas grandes e médias cidades, são os empreendimentos mixed-use, que reúnem escritórios comerciais, apartamentos residenciais, lajes corporativas, flats e até shopping centers.

Levantamento realizado pela consultoria em soluções imobiliárias Cushman & Wakefield mostra que existem sete empreendimentos mixed-use nas principais regiões comerciais da cidade de São Paulo. Entretanto, esse número deverá ser de 17 até o final de 2013.

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios e franquias, com experiência de quase 30 anos na área empreendedora, afirma que “esses empreendimentos potencializarão o crescimento do franchising, que já é considerado um dos pilares da economia brasileira. Redes que, até então, não tinham mais alternativas de pontos para onde crescer em grandes cidades, ganharam novas oportunidades estratégicas para expandirem suas atuações”.

Para o empreendedor (e futuro franqueado) os benefícios são ainda maiores. “Essa nova modalidade amplia o leque de opções para a abertura da empresa. Com a maior oferta de pontos comerciais, naturalmente, tende-se a desaquecer o valor considerado abusivo em alguns casos por determinados locatários, diminuindo, assim, o investimento para locar um imóvel”, ressalta Gigliotti.

Ao médio e longo prazo, esse conceito de empreendimento tende a ganhar força no mercado. A facilidade de residir e trabalhar no mesmo local, sem a necessidade de se deslocar diariamente - evitando, com isso, o trânsito e estresse de grandes centros urbanos - são os principais fatores que contribuirão para o surgimento de empreendimentos com conceito mixed-use.

Surgimento de novos pontos comerciais também favorece mercado

Há alguns anos, as opções de pontos comerciais estratégicos se restringiam às ruas de grande circulação e shopping centers. Entretanto, há algum tempo, muitos empreendedores começaram a vislumbrar novas oportunidades para abrirem seus negócios. “Podemos considerar que os postos de gasolina se tornaram um grande atrativo para abrir estabelecimentos comerciais. As redes de alimentação estão ampliando cada vez mais suas atuações nesses locais. A facilidade de estacionar o carro aliada ao fluxo constante de consumidores mostra que existem muitas opções para quem quer, realmente, empreender”, conclui Gigliotti.

*Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias. A empresa possui em sua carteira de clientes atendidos - empresas, empreendedores, franquias e franqueados de variados segmentos –, entre eles: Sunbelt Business Brokers, Probiótica, Devassa, Seven Idiomas, Station Car, BNI Brasil, Tok Jóias, Elefante Verde, Cactus Mexican Food, Empório Dom João, Mousse Cake Café, Planeta Imaginário, dentre outras – www.fransystems.com.br – Gigliotti é também mestre em administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP Laureate, Belas Artes e BI.