Assessoria de Imprensa

Franquias: é possível crescer sem expandir o espaço físico?


Possibilidades que permitem ampliar o território de atuação no franchising podem ser alternativa para conquista (mais) rápida de mercado
Cliente: 
Station Car
Franquias: é possível crescer sem expandir o espaço físico?

Para o futuro empreendedor que deseja adquirir ou abrir uma franquia, seja ela de qualquer segmento, o mundo do franchising dispõe de um leque de opções enorme. Porém, um entrave, não muito visível aos olhos do futuro empresário, pode revelar até que ponto a franquia conquistará mercado. Ou seja, será possível expandir a atuação sem ampliar o espaço físico, ou, então, sem precisar adquirir mais uma franquia na mesma cidade?

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que o faturamento do setor cresceu 20,4% em relação ao ano anterior, alcançando a marca de R$ 76 bilhões, ante os R$ 63 bilhões de 2009. Para 2011, a entidade espera um crescimento de 15% para o setor.

Amparado por números atrativos e pujantes perspectivas, o mundo das franquias pode também confundir os futuros empreendedores que optam por esta modalidade de negócios. André Avny, master franqueado da Station Car, revela que “ao mesmo tempo em que os números são atrativos, é preciso verificar a forma que você poderá atuar com sua futura franquia”.

Condicionando sua atuação, muitas redes ‘inibem’ o desempenho de suas franquias. Avny explica que “limitando a atuação, a rede ‘impede’ que o futuro franqueado consiga expandir seus serviços ou abocanhar mais mercado numa mesma cidade. A saída, sendo assim, seria aumentar sua fatia de mercado adquirindo mais uma unidade da rede, e, assim, expandir sua atuação e seus investimentos”.

Este fator (adquirir mais uma unidade da rede) gera mais custos para o franqueado, que vê dobrar os investimentos para se manter no mercado. “As franquias da nossa rede também possuem um território determinado para atuar, entretanto, um de nossos principais clientes são as concessionárias de veículos, e, para atendê-las, os franqueados não têm que se limitar. Ou seja, mesmo localizado do outro lado da cidade, ele poderá prestar serviço a esta concessionária, desde que, claro, o outro franqueado da rede (por mais que esteja instalado perto) não atenda este cliente”, destaca Avny.

A expansão de mercado sem ampliação de espaço físico deixa o franqueado, assim como qualquer empresário de outras áreas, com mais liberdade para atuar. “Caso ele tenha ‘um bom comercial’ e consiga fechar contratos contatos com possíveis concessionárias ele conseguirá expandir sua atuação sem precisar investir num novo ponto comercial. Basta apenas contratar mão de obra para realizar o serviço”, conclui Avny.

Saiba mais: André Avny é master franqueado da Station Car, franquia com 11 unidades distribuídas em quatro estados brasileiros – www.stationcar.com.br

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!