Franquias de serviços atraem novos perfis de empreendedores

Modelo de negócios desperta interesse de jovens empreendedores e também de profissionais experientes que buscam recolocação no mercado, ou, então, oportunidades para ampliar seus negócios
Sunbelt Business Brokers
Franquias de serviços atraem novos perfis de empreendedores

O mercado de franquias brasileiro vem apresentando forte crescimento a cada ano. Em 2010, estima-se que o setor fature 18,7% mais que no ano passado, atingindo o montante de R$ 65 bilhões, o equivalente a 10% ou 12% de crescimento no número de unidades. Com este expressivo aumento da demanda, um novo perfil de empreendedores começa a se interessar por estas modalidades de negócios, principalmente no caso das franquias de serviços, que vem conquistando franqueados com perfis profissionais distintos.

Para Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers, franquia lançada no Brasil há pouco mais de um mês e que faz a intermediação de compra e venda de empresas, “a franquia de serviços têm atraído diferentes tipos de profissionais, inclusive, executivos. Com o crescimento deste modelo de negócios, muitos profissionais descobriram neste setor formas de empreender diferenciadas, ou seja, dando liberdade para os mesmos buscarem cada vez mais e melhores resultados. Fato que numa franquia varejista é algo mais difícil de ser alcançado”.

Essa afirmação pode ser notada na própria Sunbelt - que conseguiu comercializar três unidades no Brasil antes mesmo do lançamento oficial da marca. Gigliotti explica que existe uma grande diversidade de perfil nos franqueados da empresa. “Atraímos profissionais já estabilizados tanto profissionalmente quanto financeiramente. A nossa área de atuação atrai também jovens empreendedores, que enxergam oportunidades de negócios em todas as direções. Alguns, antes, estavam propícios a adquirir uma franquia do varejo, mas quando conheceram detalhadamente nosso setor, resolveram migrar para este segmento”.

Objetivos semelhantes com perfis distintos

Um dos franqueados da Sunbelt Business Brokers é Paulino Neto, 51. Engenheiro mecânico de formação. Neto sempre atuou em empresas ligadas à área de negócios, entretanto, há pouco tempo decidiu investir seus conhecimentos no setor de franquias. “Após dois meses negociando e estudando os negócios e a área de atuação da Sunbelt, resolvi investir neste antigo projeto. Ciente de que terei muito trabalho pela frente, a adaptação ao novo negócio e a grande diversidade de desafios a serem conquistados servem de impulso para se destacar num cenário cada vez mais acirrado”.

Alexandre Martins, 31, que é formado em ciências contábeis e engenharia elétrica, é o outro franqueado da marca Sunbelt no Estado de São Paulo. Com experiência na área administrativa, passando por consultorias do setor empresarial, o jovem profissional decidiu migrar de área e investir na franquia de serviços. “Após pesquisar por dois anos o franchising brasileiro, descobri a chegada ao país da marca Sunbelt, que atua numa área com a qual me identifico. Por ser um negócio inovador, resolvi investir”.

O mercado de franquias

Somente no Brasil, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelam que existem no território nacional 79.988 unidades de franquias, pertencentes a 1643 redes. Entretanto, se fizermos um comparativo com o setor nos Estados Unidos, veremos que ainda há muito espaço para o crescimento. Em solo americano existem mais de 550 mil unidades, distribuídas em cerca de 2500 redes.

“Estes números mostram como ainda existem espaços para o crescimento do segmento no Brasil. Tanto nos Estados Unidos, como no Canadá, o filão de serviços se afunila cada vez mais, por outro lado, tem mais flexibilidade na oferta de operações que estão mais de acordo com a afinidade dos candidatos em potencial. Por essa razão, temos em nosso país uma grande lacuna a ser preenchida”, salienta Gigliotti.

Saiba mais:

Batista S. Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil. A Sunbelt é a maior franquia de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui 255 unidades espalhadas em mais de 30 países. A marca foi lançada no Brasil no dia 16 de setembro.

Paulino Neto é franqueado da Sunbelt Business Brokers. Atuará na região de Pinheiros (São Paulo/SP) e Alphaville (Barueri/SP).

Alexandre Martins é franqueado da Sunbelt Business Brokers. Sua área de atuação envolve a região da Vila Mariana e Ipiranga (São Paulo/SP).

Assessoria de imprensa: Ato Z Comunicação

Tags:

Assessoria de imprensa; Mídia; Comunicação interna; Revista Customizada; Publicação customizada; Comunicação