Geração Y: chegou a hora de empreender?

Empreendedora observa benefícios para o negócio ao lidar com público parecido com sua idade
inFlux English School
Geração Y: chegou a hora de empreender?

A segurança do franchising vem atraindo cada vez mais os jovens brasileiros. Segundo estudo realizado pela Rizzo Franchise, consultoria especializada na estruturação de franqueadoras, mais de 98 mil homens e mulheres com menos de 30 anos adquiriram uma unidade franqueada entre 2009 e 2011.

Amanda de Liz Pfaffenzeller, 23, é um exemplo que confirma os dados da consultoria. Há três meses ela se tornou proprietária de uma franquia da rede de escolas de idiomas inFlux English School na cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo. “Após quatro anos fora do país, escolhi uma unidade da inFlux para empreender porque já conhecia o trabalho desenvolvido pela rede. Amadureci a ideia antes de fechar contrato trabalhando em outra unidade da marca. Acredito que este test drive tenha sido fundamental para me ajudar, já que eu não possuía muito tempo de experiência profissional”, conta a jovem.

A empreendedora, que morava em outro estado, mudou-se para Indaiatuba e recebeu o apoio de familiares para concretizar o sonho de ser dona do próprio negócio. O investimento para abertura da franquia foi conseguido com a venda de um terreno da família e a mãe da empreendedora entrou como sócia. A jovem fica à frente da administração da rede enquanto a mãe cuida da parte pedagógica, uma separação de funções para dar dinamismo aos negócios.

“Estar em uma cidade de outro estado é desafiador e o apoio da família conta muito nesta fase. A cidade de Indaiatuba tem um enorme potencial e acredito que isso está sendo muito benéfico para a franquia, que está com bons resultados, tanto em relação ao número de matrículas, quanto às finanças”, resume Amanda.

Ela também conta que a idade favoreceu no contato direto com os alunos. “Eles se identificam comigo, talvez porque nossa linguagem seja a mesma e os estudantes fiquem mais à vontade para esclarecer dúvidas ou mesmo bater um papo”.