Identificar particularidades no conteúdo e método de ensino é essencial no aprendizado de novos idiomas

Por que é importante reconhecer as particularidades no ensino de uma nova língua para diferentes faixas etárias antes de se matricular em uma escola de idiomas?
Seven Idiomas

Todos sabem a importância do aprendizado de um novo idioma, tanto para o âmbito pessoal quanto para o profissional. O inglês, por exemplo, é a língua mais falada no mundo e está presente no cotidiano de muitas pessoas. O contato com esta e a experiência com uma nova cultura fizeram, hoje, muitas escolas se adaptarem para o ensino de diversas faixas etárias e, também, com cursos voltados para pessoas que já estão no mercado de trabalho.

Reconhecer as diferenças na aplicação dos conteúdos e das aulas para diferentes faixas etárias e públicos é essencial na procura por um método de ensino de qualidade. Por exemplo: para os pais, tornar o filho bilíngue pode ser considerado um dos primeiros e melhores aprendizados. A preocupação com o futuro se reflete também para os adolescentes. Porém, segundo Chris Riego, gerente da Engenharia da Educação da Seven Idiomas, escola de idiomas com mais de 25 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, “é preciso utilizar didáticas diferentes para cada faixa etária, pois os conteúdos e interesses no aprendizado são diferentes”.

Enquanto para os adolescentes a abordagem precisa ser mais visual e conectada com as novidades e interesses do público jovem, para os adultos a tendência é trabalhar com questões cotidianas e da realidade profissional, com foco em uma necessidade que é mais presente e imediata. “Quando um adulto inicia um curso de inglês, geralmente, ele pretende aprender os conteúdos de forma rápida para atingir seus objetivos. Essa rapidez é possível de ser alcançada, porém é importante que a escola respeite a qualidade da metodologia que será aplicada no ensino”, explica Chris.

Além destes públicos, as escolas também se adaptaram com cursos para executivos. O foco é atender alunos que precisam concluir as aulas de forma rápida ou praticar o idioma de forma intensiva para não esquecer o que aprenderam ou, ainda, melhorar sua performance na hora de se comunicar. “Todo material e curso, voltado para diferentes faixas etárias, têm suas particularidades e devem levar em conta as necessidades de cada público. É essencial isso ser respeitado, para que seja garantido um aprendizado eficaz para as crianças, adolescentes e adultos, respeitando o ritmo e a abordagem para cada nível”, conclui Chris.