Importação: Entenda o mercado e seus parceiros para evitar problemas durante o processo

Diretor da ABN8 Trading explica alguns dos principais cuidados que uma empresa deve ter para comercializar produtos estrangeiros no país
ABN8 Trading

Identificar uma possibilidade de inovação em um mercado distante. É com essa ideologia que investidores procuram pela importação de novos produtos para alcançar o sucesso dentro do mercado brasileiro. Contudo, durante esse processo, há cuidados simples que devem ser tomados pelo importador antes de ser surpreendido pela fiscalização tributária e ser autuado ou, até mesmo, ter suas mercadorias apreendidas.

Conhecer sobre a área de negócio em que se quer investir é essencial para o empreendimento dar certo. Para Felipe Machado, sócio da ABN8 Trading, “muitas pessoas buscam atuar em áreas sem prévia pesquisa ou conhecimento, acatando com prejuízos desnecessários posteriormente. Identificar uma oportunidade e recorrer aos parceiros corretos são pontos fundamentais para o êxito”. A contratação de empresas especializadas, as Trading Companies, aproximam o importador do setor junto aos produtos escolhidos e elaboram todo o projeto, o que ajuda (e muito) no investimento.

Existem diversas Tradings, que oferecem o serviço de importação e exportação. Mas, como em todo setor, há prestadores de serviços não confiáveis, o que pode acarretar ainda mais prejuízos durante todo o processo. Confiar na empresa certa fará toda a diferença. “É necessário checar se as demais sociedades das tradings companies estarão à altura do serviço que ele necessita”, diz Machado. Isso porque, além da análise de custos, negociação, lista de exportadores, envio e tempo de transporte, é também necessário entender o mercado nacional.

Além das taxas e dos custos altos, que já devem ser previstos durante a elaboração do projeto para importar, o diretor elenca alguns dos principais problemas no que se refere à ação:

• Registros: O importador ou a Trading Company deve estar devidamente cadastrado e habilitado no sistema SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior). Sem esse registro, é impossível obter os outros documentos necessários para finalizar o processo.
  • Classificação fiscal das mercadorias: É importantíssimo o importador checar as nomenclaturas e a devida classificação dos produtos junto à Secretária da Fazenda e os órgãos responsáveis. Por exemplo, se o importado for um medicamento, é necessária a autorização prévia da Anvisa. Sem isso, o produto é barrado na alfândega até os devidos procedimentos serem tomados.
  • Logística e transporte: Combine com o vendedor do produto no exterior como será feito o envio e a data estimada para sua chegada. Existem diferentes formas de transporte, sendo elas áreas ou marítimas, que variam de acordo com quantidade, peso e tamanho, por exemplo. Ter previsões evitam o desgaste com espera do empreendedor ou de seus clientes.

Com a finalização de todo o processo, o importador está apto a conquistar novos mercados e consumidores. “O Brasil está crescendo e novas oportunidades de importação estão sendo buscadas. Aproveitar o momento econômico local junto às expectativas do setor em que se deseja investir torna a maturação do negócio ainda mais rápida dentro da economia nacional”, conclui Felipe.